Nesta quinta-feira, 29 de dezembro, acaba o prazo para saque do abono de R$ 880 do Programa de Integração Social (PIS), administrado pela Caixa Econômica Federal, e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), administrado pelo Banco do Brasil. Em Santa Catarina, até o dia 19 de dezembro, 61.039 pessoas ainda não tinham sacado seu benefício conforme levantamento do Ministério do Trabalho. Isso significa que R$ 16.424.440,33 ainda estão esperando seus donos.
Continua depois da publicidade
O valor é um direito dos brasileiros que trabalharam pelo menos dois meses com carteira assinada em 2014. Caso não sejam sacados, os valores serão destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Para não perder o dinheiro, o melhor é não deixar o saque para o último dia, para evitar problemas com filas ou mesmo com o sistema que pode ficar sobrecarregado.

A data final para o saque é 30 de dezembro, mas como é um sábado e não haverá expediente bancário, só poderão sacar nesse dia as pessoas que têm Cartão Cidadão com senha registrada. Neste caso, poderão se dirigir aos caixas eletrônicos da Caixa ou a agências lotéricas. Por via das dúvidas, é melhor ir no dia 29. O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado; o Pasep é referente ao setor público. Acesse AQUI para conferir se você tem direito ao abono ou ligue na Central de Atendimento Alô Trabalho, no número 158.
Pagamento do abono ano-base 2015 vai até junho
Continua depois da publicidade
E já está valendo o calendário para resgate do PIS/Pasep ano-base 2015. O prazo final para recebimento, via agência da Caixa ou do Banco do Brasil, é 30 de junho de 2017. Os saques do abono salariam acontecem conforme data de nascimento — para trabalhadores da iniciativa privada — ou número de inscrição — para funcionários públicos. A última liberação, para nascidos em dezembro, aconteceu no dia 15 deste mês. Confira o calendário completo.
Informações por telefone
— Alô Trabalho do Ministério do Trabalho: 158
— Caixa: 0800-726 02 07
— Banco do Brasil: 0800-729 00 01
As ligações são gratuitas de telefone fixo e podem ser feitas de qualquer cidade brasileira.