O mercado de trabalho está numa fase complicada, e ainda tem o clima dentro na empresa, com os colegas. Decepcionar-se faz parte dos altos e baixos da vida de qualquer trabalhador, mas a maneira de enfrentar esse sentimento faz diferença na construção da carreira.

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Muitos profissionais, sejam eles empregados, autônomos ou empreendedores, já se sentiram decepcionados. Podemos traduzir esse sentimento também para desapontados ou enganados com uma situação ou promessa não realizada.

É fácil culpar terceiros por uma decepção: o chefe ou os colegas de trabalho. Há quem culpe clientes, e outros muitas vezes nem sabem a quem culpar. Porém, decepcionar-se faz parte da rotina profissional, uma vez que nem tudo em que criamos expectativa, de fato, acontecerá.

Confira as dicas que o especialista em coaching de vendas Jaques Grinberg Costa dá para o trabalhador lidar melhor com a decepção profissional.

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NÃO DEIXE A PETECA CAIR

1 Espere menos e faça muito mais

Quando a expectativa é menor, as chances de uma decepção também são menores. E, quando você espera menos e faz muito mais, diminui bastante as chances de se decepcionar. O grande erro de inúmeros profissionais é esperar muito e nada fazer para ter o resultado esperado.

2 Faça por você, não espere um obrigado

Os profissionais que fazem o que precisa ser feito, sem esperar agradecimento do chefe ou elogios dos colegas, conseguem trabalhar com mais satisfação.

3 Estude e prepare-se para novos desafios

Independentemente da sua profissão e de suas responsabilidades, em um mundo globalizado e competitivo é importante acompanhar as mudanças. Tempo de profissão já foi um diferencial competitivo. Atualmente, conhecimento, facilidade de trabalho em equipe e flexibilidade é que tornam um profissional requisitado.

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4 Seja curioso e criativo

Pergunte e descubra coisas novas todos os dias. Qual foi a última vez que você participou de uma palestra, leu um livro ou pesquisou na internet informações para o seu trabalho render mais? O que seus clientes, colegas e chefe pensam sobre o seu trabalho é o mesmo que você pensa? Existem formas de fazer o seu trabalho mais rápido e com uma qualidade superior? Seja curioso e criativo, responda estas perguntas com duas ou três possibilidades diferentes.

5 Acredite no seu potencial

Todos nascem iguais, não existe sorte, existe força de vontade. Ganhar na loteria é probabilidade. O jogador tem que investir tempo para ir até uma lotérica, pensar e escolher os números para jogar, arriscar e pagar o valor do jogo para ter chances de ganhar. E, quando ganha, todos dizem que é sorte. Sorte seria ganhar na loteria sem jogar. Podemos trazer esse conceito para a empresa. Por exemplo: aquele colega que foi promovido e todos dizem que é sorte ou que ele é ¿puxa-saco¿. O que ele fez e tem de diferente para ter sido promovido?

6 Não tenha medo do futuro

Ter medo do que ainda não aconteceu é mais comum do que você imagina. Ter medo de perder o emprego é um dos fatores que geram a decepção profissional. Quando um profissional acredita que irá perder o emprego, seu rendimento cai, e falhas no serviço começam a acontecer. Quando perde o emprego, a culpa é dos colegas, do chefe que não gostava dele ou da crise. O profissional esquece de avaliar o seu desempenho negativo por causa de um medo que não existia, mas pode ter acontecido baseado nesse medo.

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7 Sorria mais e sorria sempre

Sorrir é o melhor remédio para a vida. Deu certo, sorria e festeje o resultado. Deu errado, sorria e conserte. Aprender a assumir erros e comprometer-se a corrigi-los é para poucos profissionais, que se destacam e diminuem as chances de novas decepções.