Desde que foi instalada a rede de esgoto próximo à sua casa, Maria Aparecida da Silva não tem sossego. Ela mora na Rua Hermann Huscher e no terreno ao lado foram colocadas duas caixas de esgoto, que transbordam sempre que chove forte. Imediatamente se forma uma desagradável poça d?água:
Continua depois da publicidade
– Fica uma lagoa de água podre com um cheiro horrível. Sem falar que aparece bastante bichos.
Moradores colocaram pedra sobre as tampas de ferro das caixas, mas a força da água é tanta que acaba transbordando. Se não bastasse o problema no terreno ao lado, Maria também enfrenta dificuldades no próprio quintal de casa. Normalmente o esgoto segue até a rede de tratamento a alguns metros adiante.
Mas em dias de chuva parte dele vai também para a caixa de gordura da cozinha de Maria inundando o terreno, apesar de ter sido construída uma caixa de contenção – que deveria servir para justamente evitar este transtorno.
::: Fique por dentro do que acontece nos bairros de Blumenau
Continua depois da publicidade
Ela conta que procurou a empresa responsável pela obra. Segundo Maria, os funcionários até fazem alguma manutenção, mas o problema sempre volta. Para a moradora a tubulação deveria ser ampliada, já que não estaria dando conta da vazão da água.
– A gente paga o dobro na conta por causa do tratamento de esgoto, mas não foi um serviço benfeito.
A Odebrecht Ambiental informou que entrou em contato com a moradora para prestar atendimento. Segundo a empresa, o problema pode ser causado por conexões irregulares de água pluvial na rede de esgoto, o que provoca excesso de vazão no sistema em dias de chuva e o sobrecarrega.
Nesse caso, a concessionária atua com equipes em campo fazendo a orientação dos moradores para regularização das ligações. Serviços podem ser solicitados pelo telefone 0800 771 0001.
Continua depois da publicidade