O mau cheiro que se espalhou pela Beira-Mar Norte, em Florianópolis, nos últimos dias foi confundido por muita gente com um possível vazamento de gás.
Continua depois da publicidade
O esgoto ligado irregularmente nos canais para drenagem da chuva, e que escoam no mar, é a chave do mistério. Técnicos da SCGás, empresa responsável pela distribuição, estiveram no local e descartaram a chance de vazamento.
Uma simples observação das bocas de lobo – que continuam escoando água com odor desagradável – esclarece a confusão. Depois de tantos dias sem chuva na Ilha, o esgoto fica estagnado nos canos. Com o vento norte soprando nas tubulações, o cheiro chega até quem circula pela avenida.
– Caminhar na Beira-Mar ficou complicado. Apesar da vista deslumbrante, não dá pra aguentar esse cheiro – comenta a aposentada Leonilda Ribas, 62 anos.
Continua depois da publicidade
Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária em Santa Catarina (Abes/SC), Afonso Veiga Filho explica que o esgoto parado nos canos não tem água da chuva para diluir os resíduos, e o vento ajuda a levar para a rua o mau cheiro. Veiga Filho diz que o problema é verificado especialmente em áreas planas em que a gravidade não pode auxiliar no escoamento.
– Falta muita conscientização, as pessoas pagam pelo esgoto, mas preferem não fazer as ligações da forma correta. O esgoto de vários prédios e casas acabam indo parar no mar. A prática é proibida, mas identificar não é simples – comenta.