Cerâmica, madeira, gesso, mármore e vidro são algumas das matérias-primas que servem de insumo para criações de artistas catarinenses que chamaram atenção de pessoas do mundo inteiro para as esculturas. Peças que são expostas a céu aberto pelo Brasil e em mostras internacionais fizeram com que o mundo voltasse os olhos para Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Considerada a Capital Catarinense dos Escultores e Esculturas em Madeira, a cidade de Treze Tílias é reconhecida nacionalmente pelas esculturas sacras e principalmente pelo trabalho das famílias Moser e Thaler, que herdaram a tradição dos imigrantes tiroleses fundadores da cidade.

Outro artista catarinense que ganhou o mundo por esculpir em madeiras foi Henrique Paim, de Capinzal, que já expôs na Rússia, a convite da Associação Internacional de Esculturas Monumentais. Antes dele, Eli Heil, de Santo Amaro da Imperatriz, foi reconhecida internacionalmente quando, em 1978, expôs suas obras na França.

Vídeo exclusivo mostra palco durante show do Guns e público animado

Continua depois da publicidade

Autodidata, Eli participou de diversas exposições nacionais e internacionais com suas pinturas, esculturas e peças cerâmicas. As obras da artista podem ser encontradas até hoje em acervos públicos na França (em Bégles) e no Brasil (São Paulo, Joinville, São Joaquim e Florianópolis, onde há o Museu “O Mundo Ovo de Eli Heil”).

​​​Horóscopo: previsão dos signos de 26 de setembro a 2 de outubro de 2022​​

As artes em vidro da artista catarinense Marinela Goulart também encantam brasileiros e estrangeiros. Natural de Videira, Marinena é formada em Artes Plásticas pela Udesc e já expôs seus trabalhos em diversas mostras individuais e coletivas, no Brasil, Chile, Itália e Portugal.

Além de desbravar outros continentes, o artista Pita Camargo, de Blumenau, tem mais de 30 anos de carreira e já instalou duas obras no fundo do mar. Uma das peças tem mais de 120 kg e está fixada a 11 metros de profundidade, na Ilha do Arvoredo, em Bombinhas, no litoral de Santa Catarina.

Guns N’ Roses faz show histórico, com hits, solos de guitarra e trocas de figurino

São tantos talentos espalhados pelo Estado, que em Brusque existe até um parque dedicado às obras. O Parque das Esculturas Ilse Teske tem um acervo com mais de 40 obras esculpidas em mármore, de autoria de artistas de várias partes do mundo. O espaço remonta ao ano de 2001, quando Brusque recebeu o 1º Simpósio Internacional de Esculturas, o evento aconteceu até 2007.

Continua depois da publicidade

Tipo Arte

Para valorizar a riqueza do Estado na música, cinema, dança, teatro, escultura, pintura, fotografia, arte digital e popular é que nasceu a segunda temporada do projeto Tipo Cultura. Desta vez, a série de dez programetes se intitula Tipo Arte. Os vídeos vão ao ar na programação da NSC TV, pincelando fatos marcantes, curiosidades e personagens de destaque na produção artística catarinense.

Leia também:

​​Afinal, o que é arte?

Produção audiovisual em SC cresce 429% em dez anos

Festivais evidenciam diversidade musical de Santa Catarina