“Pinacoteca é o lugar onde a arte encontra o público e, através do despertar de emoções, ganha sua dimensão final.”
Continua depois da publicidade
Por Rosane Girardi e Alcides Theiss
PERFIL
O tema da Mostra Casa Nova 2013 deste ano – Pinacoteca – despertou o desejo de tornar a arte o foco do projeto que tem à frente os veteranos Alcides Theiss, natural de Presidente Getúlio, e Rosane Girardi, de Taió.
– Enquanto, muitas vezes, quadros e esculturas entram na finalização dos espaços, neste trabalho eles protagonizarão a cena desde o começo – explicam.
Continua depois da publicidade
Daí surge o office do curador, onde as paredes assumem o papel de galeria para um acervo exclusivo e selecionado pelo personagem escolhido pela dupla de profissionais. A pesquisa iniciou com alguns artistas que atuam no Estado, e, entre eles, o grande pintor Willy Zumblick. Segundo Theiss e Rosane, ele é o grande homenageado do espaço, pois 2013 é o ano de comemoração do seu centenário. Para celebrar, será evidenciado também o trabalho da sobrinha-neta do artista, Thais Zumblick, caracterizando duas gerações. Outros expressivos nomes da arte contemporânea, catarinenses ou radicados em Santa Catarina, farão parte do ambiente.
Desde 1994 o escritório atua nas áreas de arquitetura e interiores. Os trabalhos desenvolvidos abrangem a avaliação inicial de soluções, as sucessivas etapas de projeto, o acompanhamento das obras e a montagem final dos ambientes.

O Ba-O-Bah é um projeto de arquitetura e interiores que utiliza contêineres. Localizado no bairro João Paulo, trata-se de um estúdio de desenvolvimento humano através de recursos artísticos. Este projeto foi de grande relevância para o escritório, pois além de lidar com técnicas construtivas muito peculiares, exigiu dos arquitetos estudos profundos sobre o tema
Arquivo Pessoal, Divulgação

Para Rosane, viagens são sempre uma fonte inesgotável de descobertas e referências. A arquiteta destaca o design de interiores surpreendente de Phillip Starck (no hotel Faena de Buenos Aires e no Delano de Miami); a leveza do Dancing House (foto), em Praga (projeto de Frank Gehry), a perspectiva que se descortina desde a rua do New Museum em Nova York (projeto de Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa)
Continua depois da publicidade
Arquivo Pessoal, Divulgação
CONTATO
Theiss Girardi Arquitetura e Interiores