O escritório de arquitetura HS Arquitetos entregou hoje à prefeitura de Blumenau um projeto com uma sugestão de revitalização para o Restaurante Frohsinn e o mirante do Morro do Aipim, depois do incêndio que destruiu parte da estrutura. Segundo Paulo Henrique Herwig, um dos arquitetos envolvidos no projeto e neto do mentor do projeto original, Henrique Herwig, a intenção da equipe que desenhou a ideia foi reforçar a conexão do Frohsinn com a cidade:

Continua depois da publicidade

– Esta é uma ideia inicial, é a colaboração da HS. Nos prontificamos a recompor o projeto nos baseamos em três pilares: a manutenção da fachada e o uso público do mirante, que foram as definições dos conselhos, e o aproveitamento do potencial paisagístico do mirante.

::: Antiga sede do Restaurante Frohsinn pega fogo em Blumenau

::: Prefeitura de Blumenau divulga nota oficial sobre incêndio no Frohsinn

::: IGP conclui laudo sobre causas do incêndio no Frohsinn

Continua depois da publicidade

::: Reunião discute projeto de reconstrução do Frohsinn

O projeto sugere a reconstrução do prédio do antigo restaurante Frohsinn preservando a arquitetura da área externa e a construção de mirante em formato de arquibancada verde, aproveitando o declive natural do morro no entorno da edificação. A ideia a aproveitar a vista em 180° e possibilitar a vista em dois sentidos: de quem está no morro, para a cidade, e de quem está na região central para o morro.

O secretário de Turismo Ricardo Stodieck declarou que a prefeitura recebeu o projeto na manhã desta terça-feira, pouco antes da divulgação para imprensa, e que a prefeitura ainda precisa discutir o que será feito nos próximos dias.

– Vamos analisar internamente e entender a resposta que a sociedade vai dar para esta ideia. O que os conselhos votaram eles seguiram à risca, que foi a preservação da fachada e o acesso do público ao mirante. Agora vamos discutir e até o final de outubro vamos nos pronunciar – disse Stodieck, sem revelar qual é a opinião da administração municipal sobre o projeto.