Dois representantes catarinenses estão entre os 60 semifinalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2012, anunciada na última quinta-feira à noite, no Rio de Janeiro. São a romancista Adriana Lunardi e o tradutor, pesquisador, poeta e professor Sérgio Medeiros, também diretor da Editora da UFSC.

Continua depois da publicidade

O prêmio, que completa 10 anos em 2012, tem pela primeira vez três categorias: Romance, Conto/Crônica e Poesia. Por enquanto, são 20 indicados para cada categoria. Em setembro, os 60 finalistas serão reduzidos a 12. A premiação será realizada em novembro, em data e local ainda não definidos.

Foram inscritos, inicialmente, 502 livros publicados no Brasil em 2011. O vencedor de cada categoria receberá um prêmio de R$ 50 mil, mas somente um dos autores ficará com o Grande Prêmio Portugal Telecom 2012. O livro de Medeiros, sul-mato-grossense radicado em Florianópolis, é Figurantes, e foi lançado ano passado pela editora Iluminuras.

– Fico contente com a indicação, até porque desde o meu primeiro livro existe um diálogo com a Ilha. Figurantes traz um olhar diferente, que não está no cartão postal. É uma Ilha grande com habitantes pequenininhos – diz ele.

Continua depois da publicidade

Já Adriana Lunardi está entre os indicados para a categoria Romance com A Vendedora de Fósforos, da editora Rocco. Nascida em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, Adriana morou em Santa Maria (RS), Porto Alegre (cidade onde começou a carreira literária), Paris e São Paulo. Atualmente, vive no Rio de Janeiro. A elogiada obra conta as agruras de uma família, os Anjos. Depressão, tentativas de suicídio e outros dramas domésticos são descritos em uma narrativa que se constrói sobre dois temas, a morte e a literatura.