Larinha é uma menina muito tímida e ama aprender. Pode parecer estranho, mas ela é muito parecida com a tartaruga. Isso mesmo. O que ambas têm em comum? A escritora Rita de Cássia Alves é quem poderá explicar melhor essa semelhança, no lançamento do livro Sem Pressa, Vamos à Biblioteca, que acontece amanhã, às 10 horas, na Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin.
Continua depois da publicidade
Com ilustrações de Maria Rosa de Miranda Coutinho e contemplado no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), o livro é uma homenagem à biblioteca, espaço onde a autora trabalhou por quatro anos e descobriu um novo universo – a si mesma também.
A história é narrada por Larinha na sua aventura pela biblioteca em que encontra um mundo mágico. A tartaruga, mascote do setor de literatura infantil do local, tornou-se referência por sua simbologia – possui audição sensível e leva a vida num ritmo desacelerado. E esse é ponto que Rita quer abordar: extenuar a crítica ao processo acelerado de vida e proporcionar uma pausa e dedicação morosa ao universo literário.
– Quero permitir nas crianças a fruição pelo prazer da leitura, uma forma lenta de ler, para saborearem o poder das palavras – evidencia.
Continua depois da publicidade
Há um ano trabalhando na construção do livro, Rita teve como inspiração os insights e vivência com as crianças que frequentavam o setor de literatura infantil da biblioteca. A liberdade de mergulhar num mundo lúdico e experimentar os diversos formatos da literatura que os pequenos possuem foram inspiradores e incentivadores da escritora. Tanto que ela já tem dois livros produzidos que seguem a mesma linha.
Aposentada recentemente da Biblioteca, Rita é formada em pedagogia e letras, mas somente com o contato no espaço de leitura é que passou a ter um novo olhar para o público infanto-juvenil. Integrante da Confraria do Escritor e da Associação Confraria das Letras, sempre permeou pela poesia – ela tem oito livros de poemas lançados.
– Escrever para as crianças é um despertar constante da minha criança interior -revela.
O livro não tem um público- alvo definido – para Rita, a leitura é universal. Mas ela ressalta a importância da participação da família no universo literário.
Continua depois da publicidade
Afinal, a criança inicia o processo de aprendizado nos livros ao lado de quem compartilha o prazer da leitura com elas.
O quê: lançamento do livro Sem Pressa, Vamos à Biblioteca?
Quando: Neste sábado (24), às 10 horas.
Onde: Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin, na rua Comandante Eugênio Lepper, s/n, Praça Lauro Muller, Centro.
Quanto: gratuito. O livro estará à venda a R$ 10 no lançamento. Depois, o preço fica em R$ 15.