O jacaré Fritz já está consolidado como uma figura símbolo de Joinville há, pelo menos, uma década. O animal foi inspiração para desenhos, comércios e figurações na cidade. Mas, ainda, não possuía um livro sobre ele. Foi com esse pensamento que a autora joinvilense Martha Eberhardt se inspirou para lançar as histórias infantis “Fritz e o Sumiço das Capivaras” e “Fritz – Volta no Tempo”.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As duas obras são escritas e ilustradas pela autora. O primeiro livro, lançado em 2021, conta as aventuras do jacaré Fritz procurando pelas amigas capivaras em lugares de Joinville. Já o segundo, lançado em 2023, mostra o personagem também se aventurando pela cidade, mas como se tivesse entrado em uma máquina do tempo e conferindo lugares antigos.

Veja fotos da autora e dos livros produzidos

Continua depois da publicidade

Em entrevista ao NSC Total, a autora revela que as paixões pelas escritas e pelos desenhos são coisas que vêm da infância.

— Quando eu era pequena, adorava a matéria de redação e desenho, tinha uma paixão. Depois, acabei trabalhando como desenhista na indústria têxtil, e deixei a escrita de lado — disse Martha.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Além do jacaré Fritz, o nascimento da primeira filha e o contato com objetos infantis a inspirou para lançar a obra.

— Minha primeira filha me inspirou na minha primeira história, que nunca foi publicada. Acabei ilustrando outros livros para uma editora e pensei que tinha que fazer o meu. Fiz o primeiro livro, que foi lançado durante a pandemia, em três meses. Desenhava todos os dias. O texto foi escrito em menos de um dia, mas ilustrar demorou mais — conta a autora.

Continua depois da publicidade

Sucesso entre as crianças, a autora não esconde a felicidade e revela que não pretende parar no segundo lançamento.

— Estou muito feliz. Eu amo criar histórias. Vendi mais de 150 livros só na Feira do Livro de Joinville em 2024. As crianças amaram tanto, e eu não esperava isso. Tenho um caderno de ideias com 15 histórias e já tenho ideias para o meu próximo. Todo mundo deveria escrever um livro porque todo mundo tem uma história para contar — afirma.

Os livros estão disponíveis para compra através da internet, a partir de R$ 45.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Hino de Joinville se tornou popular a partir dos jogos do JEC; veja vídeo

Motorista de aplicativo revela como consegue lucrar 40% a mais com viagens em Joinville

FOTOS: Veja como estão as obras de novo bairro planejado para 15 mil pessoas em Joinville