A escritora Vanessa de Oliveira, de Balneário Camboriú, fez topless em frente ao Palácio do Governo de Lima, no Peru, nesta quinta-feira. Vanessa participou da Feira Internacional do Livro peruana, entre 15 e 23 de julho. O objetivo da manifestação era protestar contra a pirataria.

Continua depois da publicidade

A autora encontrou cópias ilegais de suas obras no país, que estariam também sendo exportadas para a Bolívia. No site de Vanessa, ela publicou declarações condenando a pirataria. “Quando cheguei ao Peru, todos os meus livros estavam pirateados! O lançamento da obra era às 14h, e às 9h ela já estava sendo comercializada pelos ambulantes”, detalha na página.

Sobre a atitude na capital peruana, a escritora disse que foi uma ação radical para ter repercussão. “A última coisa que vou fazer é ficar calada e, se ninguém mais vai, eu vou sozinha. Fiz um protesto em frente ao Palácio do Governo, onde cerca de 50 guardas protegem a Casa do Presidente. Quer saber? Tem que ter muito peito pra fazer isso”.

A imprensa internacional também repercutiu o caso. O site do jornal peruano El Comercio publicou fotos da manifestação de Vanessa e também declarações da autora.

Continua depois da publicidade