A escritora Adélia Prado, de 88 anos, venceu o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26), em reunião do júri que aconteceu de forma virtual.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com informações do g1, os jurados foram: o escritor e professor Deonisio da Silva (Brasil), o professor e pesquisador Ranieri Ribas (Brasil), o filósofo e crítico de arte poética Dionisio Bahule (Moçambique), o professor Francisco Noa (Moçambique), a professora Clara Crabbé Rocha (Portugal) e a professora Isabel Cristina Mateus (Portugal).
Quem é Juan Zuñiga, general preso suspeito de comandar tentativa de golpe na Bolívia
Com a premiação, a escritora mineira ganhou 100 mil euros, que é um dos maiores valores entre os prêmios literários do mundo.
Continua depois da publicidade
Este é o segundo prêmio que a brasileira ganha em menos de uma semana. Na sexta-feira (21), ela venceu o prêmio Machado de Assis e se sagrou a 11ª mulher a vencer a premiação. A mais importante honraria da Academia Brasileira de Letras e uma das mais tradicionais do país foi concedida à mineira em celebração aos mais de 20 livros publicados por ela.
Leia também
Quem é a escritora catarinense que entrou na lista dos livros mais vendidos no Brasil
“Você não depende de ninguém”: novo livro de Thalita Rebouças reforça amor próprio de mulheres
STF define 40 gramas de maconha como quantidade que diferencia usuário de traficante