O escritor Salim Miguel, 88 anos, foi operado na madrugada de domingo para a remoção de um coágulo no cérebro, ocasionado em um acidente doméstico, e está em coma. O escritor teve uma queda em casa, na tarde de sábado, e está internado no Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São Sebastião.
Continua depois da publicidade
A operação foi realizada no Hospital de Caridade, no Centro de Florianópolis. Por falta de vagas na UTI local, ele foi transferido para o São Sebastião. Até o final da tarde de domingo, o quadro clínico do escritor permanecia sem alterações.
Salim Miguel é o principal escritor catarinense em atividade. Nascido no Líbano, veio ainda criança com a família para Biguaçu. Nos anos 1950, foi um dos pilares do movimento modernista catarinenses, como liderança do Grupo Sul. É autor, junto com a mulher, Eglê Malheiros, do primeiro longa-metragem catarinense, o filme O Preço da Ilusão.
Salim possui uma grande produção literária que ultrapassa os 30 títulos. O primeiro deles foi Velhice e Outros Contos, de 1951. Entre os mais lembrados estão Nur na Escuridão, A Voz Submersa e Mare Nostrum. Seu romance mais recente foi Velhice e Outros Contos, lançado no ano passado.
Continua depois da publicidade