O estado de saúde do escritor Salim Miguel, internado no sábado após um acidente doméstico, é estável, dizem seus familiares. O escritor continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São Sebastião, em Florianópolis, mas está consciente e com bons sinais vitais.

Continua depois da publicidade

Uma ressonância magnética realizada nesta quarta-feira mostra danos irreversíveis ao lado esquerdo do cérebro, mas segundo os médicos há indícios de que o lado direito esteja começando a assumir as funções. De acordo com a família, é preciso esperar que ele se recupere mais para avaliar melhor a situação. No domingo, Miguel passou por cirurgia para remover um coágulo do cérebro.

O escritor continua na UTI devido a uma secreção no pulmão, que já está sendo tratada com exercícios de fisioterapia para tossir e eliminar o acúmulo. Ele continua sob forte medicação.

Salim Miguel tem 88 anos. Nasceu no Líbano e foi criado em Biguaçu. Tem uma das mais impressionantes carreiras literárias do Estado, com mais de 30 obras publicadas e prêmios importantes, como Machado de Assis, que recebeu em 2009 da Academia Brasileira de Letras (ABL) pelo conjunto da obra.

Continua depois da publicidade