O escritor Rodrigo Capella bateu um papo na tarde desta quinta-feira com os leitores do diario.com.br. No chat, Capella afirmou que todo autor deve publicar seus textos na internet, sejam eles prosa ou poesia, para que possa ter o retorno dos leitores. Somente depois disso deve procurar alguma editora para publicá-los.
Continua depois da publicidade
Durante a conversa, o escritor defendeu a literatura de Paulo Coelho, falou sobre o protesto contra a desvalorização da poesia, deu dicas de como publicar uma obra e afirmou que qualquer lugar é bom para ler um livro.
Confira a íntegra do chat:
17:11:39 – Rodrigo Capella : Convidado ‘Rodrigo Capella’ entra na sala.
17:12:14 – Moderador fala para todos: O chat com o escritor Rodrigo Capella começa agora. Podem enviar suas perguntas.
Continua depois da publicidade
17:12:59 – Rodrigo Capella fala para todos: Fala, pessoal, tudo bem??
17:13:16 – Rodrigo Capella fala para todos: É um prazer estar aqui com vces
17:13:27 – Moderador fala para todos: As perguntas enviadas pelos internautas passarão por avaliação da equipe do diario.com.br antes de ser publicadas.
17:13:53 – cassio fala para todos: Oi
17:13:53 – cassio fala para todos: Oi Rodrigo, que demora?
17:14:03 – cassio fala para todos: rodrigo qual seu genero literario
17:14:12 – Rodrigo Capella fala para todos: desculpe a demora
17:15:01 – Rodrigo Capella fala para todos: gosto de todos os generos, suspense, romance, mas o meu preferido é textos com mortes e reflexoes…
17:15:35 – Ana fala para todos: Rodrigo, o qnto é importante pra quem quer ser um escritor praticar? Quem escreve bastante escreve melhor?
17:15:38 – Rodrigo Capella fala para todos: adoro poesia e blog tb. Alias, hj em dia o escritor tem que ter blog, quem naun tem blog naun é escritor
Continua depois da publicidade
17:17:21 – Rodrigo Capella fala para todos: Naun necessariamente. As vezes, o cara escreve todo dia, mas é um escritor ruim. Escrever todo dia ajuda a amenizar os erros. Mas, o mais importante, para ter um livro publicado,é ter ousadia de escrever algo diferente. Hoje, em dia, quem escreve algo diferente tem chance de publicar, quem escreve o mesmo de sempre, o mesmo de todo mundo, vai receber um naun
17:17:56 – cassio fala para Rodrigo Capella: vc tem qual idade?
17:18:46 – Rodrigo Capella fala para todos: O bom escritor é o escritor revolucionario, que ignora tudo e defende causas, é o escritor que adora propor coisas e é meio louco. Todo escritor é louco, mas nem toda loucura é publicável.
17:19:21 – Rodrigo Capella fala para todos: Tenho 27 anos, 10 de carreira literária. Espero escrever até os 98, quando vou morrer, segundo me disseram os astros.
17:19:40 – cassio fala para Rodrigo Capella: me diga uma frase de sua altoria pra reflexão
17:20:23 – Rodrigo Capella fala para todos: “Quem não gosta de poesia tende a morrer, porque na vida não existe nada sem poesia”.
Continua depois da publicidade
17:20:59 – Moderador fala para Rodrigo Capella: Da internauta fernanda – você acha que blogs despertam o interesse dos jovens para a leitura?
17:21:04 – Rodrigo Capella fala para todos: É uma frase de protesto, de protesto literário. Ela está no meu livro “Poesia não vende”, que defende a valorização da poesia.
17:22:53 – Rodrigo Capella fala para todos: Claro! Para você ter uma ideia, na Europa os editores só publicam livros analisando primeiramente os blogs dos leitores, depois conversam com os leitores e publicam o livro. Na Europa, o blog é muito valorizado, pois o jovem le muito blog. No Brasil, está começando a ocorrer isso. Sim, o blog vale a pena, eu adoro blogs e recomendo. Aqui na sala, quem tem blog???
17:23:26 – Li cunxin fala para todos: olá rodrigo, um amigo meu não suporta blog e se diz escritor – manda dar uma surra?
Continua depois da publicidade
17:24:58 – Rodrigo Capella fala para todos: Vc já deveria ter batido nele!! Dá porrada nele. O cara quer ser escritor, mas naun tem blog??? Então, nunca será escritor. O blog ajuda o escritor a conversar e a entender os leitores. O meu blog pode ser acessado pelo meu site: www.rodrigocapella.com.br
17:25:57 – Moderador fala para Rodrigo Capella: Do internauta Gio Ramos – Como o blog pode ser usado para divulgação literária, se que o mundo hoje possui mais de 10 milhões de blogs?
17:28:32 – Rodrigo Capella fala para todos: Eu fiz um teste. Antes de lançar o meu livro “Poesia não vende”, o meu quarto livro, eu coloquei as poesias no meu blog. Pra fazer um teste. Se elas fossem lidas e comentadas, se o publico gostasse, eu publicaria o livro. O resultado foi muito positivo, o publico gostou e eu lancei. O blog ajuda o escritor a conquistar mais leitores e a expressar a sua opiniao, o blog é fundamental. O escritor tem que parar de reclamar e agir. Naun adianta ficar em casa chorando porque seu livro naun é publicado. Escritor tem que ser Homem de verdade.
17:29:08 – Li cunxin fala para todos: qual o primeiro texto publicado de rodrigo capella?
17:30:49 – Rodrigo Capella fala para todos: Na época em que eu lancei o primeiro livro, a Internet era pouco difundida no Brasil, e os blogs de literatura naun existiam, os sites também naun, o meu primeiro texto foi publicado na Folha de S. Paulo, falando sobre os rumos da literatura brasileira, imagina um jovem de 12 anos publicando um texto na Folha, parecia loucura, mas saiu, foi mó agitação…
Continua depois da publicidade
17:31:06 – Truman-Capota fala para Rodrigo Capella: O que você pensa sobre a neolinguagem utilizada por jovens na internet?
17:33:05 – Rodrigo Capella fala para todos: Tem muita porcaria na Internet. Alias, o grande desafio de quem le na net é procurar coisa boa, a maioria é lixo. O jovem utiliza metafora, sem saber o que ela é. Muito escritor e candidato a escritor deveria voltar para a escola. É por isso que eu defendo escola para escritor. A neolinguagem é utilizada de forma inapropriada e errada. O jovem precisa aprender a escrever. lendo é o melhor caminho.
17:33:24 – cassio fala para Rodrigo Capella: vc ganha a vida como literario?
17:33:38 – Ana fala para todos: eu tenho
17:33:50 – Li cunxin fala para todos: eu bem que imaginei que ele precisava de uma surra, achei muita arrogância da parte dele
17:35:14 – Rodrigo Capella fala para todos: Ganho a vida com a escrita, escrevendo muito, muitos textos por dia. Só quem vive realmente de livros, sem escrever para jornais, revistas ou outros veiculos, é o mestre e mago Paulo Coelho. O amigo Paulo é quem vive só de livros, o restante escreve para jornais, revistas, veiculos de comunicação etc etc. Eu me incluo no restante.
Continua depois da publicidade
17:35:24 – Rodrigo Capella fala para todos: Ana, qual seu blog?
17:35:40 – Rodrigo Capella fala para todos: Li cunxin, naun perca tempo, bate nele!!
17:35:46 – cassio fala para Rodrigo Capella: rodrigo, hj tenho preguiça de ler, falta tempo…acho que os livros podiam ter menos linguiça, o que acha?
17:37:31 – Rodrigo Capella fala para todos: Os livros estão cada vez piores. Muita gente ruim está escrevendo. O pior: eu naun vejo melhora. Os livros precisam ser interativos e agradaveis, deveriam ser. Se não são, os blogs são. Por isso, os blogs ganham espaço.
17:38:06 – Meiguinha-SP fala para todos: Boa tarde! Gostaria de saber do Rodrigo pq ele começou a escrever poesias?
17:38:29 – Rodrigo Capella fala para todos: Mas, Cassio, acho que preguiça naun é desculpa, todo mundo arruma tempo pra ler, nem que seja no banheiro, tomando banho. Tente fazer isso!
Continua depois da publicidade
17:40:35 – Rodrigo Capella fala para todos: A poesia dá uma maior liberdade ao escritor. Muitos livros de prosa são bloqueados pelas editoras. Como as editoras, naun entendem poesias, elas naun bloqueiam. Editor é ignorante quanto se refere a poesia. Eu aproveitei isso e usei a poesia pra mostrar a minha revolta.
17:41:33 – Meiguinha-SP fala para todos: Gostaria de saber se o Rodrigo Capella tem fã clube?
17:41:35 – Rodrigo Capella fala para todos: Quem tem curiosidade de conhecer a minha revolta poética, leia “Poesia nâo vende”.
17:42:22 – Ana fala para todos: ah, é um blog mto fraquinho pra ficar divulgando (heheheh)
17:42:28 – Li cunxin fala para todos: eu concordo com o cássio, prefiro o conto ao romance
17:42:37 – Rodrigo Capella fala para todos: Sim, tenho dois fãs clubes. Um em Floripa, presidido pela Andrea Siqueira, e outro em São Paulo, presidido pela Juliana de Salles.
17:43:07 – Rodrigo Capella fala para todos: Junto, os fãs clubes tem mais de 1.300 socios, é muito bacana!!
Continua depois da publicidade
17:43:35 – Rodrigo Capella fala para todos: Ana, nenhum blog é fraco. Estou curioso pra conhecer o seu blog. Divulga pra gente, vai..
17:44:05 – Li cunxin fala para todos: qual sua opiniao sobre o paulo coelho???
17:44:28 – Ana fala para todos: Tu se inspira no Paulo Coelho pra escrever?
17:44:51 – Rodrigo Capella fala para todos: Li cunxin, naun me diga uma coisa dessas. Espero que vc naun se encaixe: mas, o povo brasileiro prefere conto porque ele é mais curto do que o romance, o brasileiro é preguiçoso, le menos do que no paraguai, bolivia e venezuela… Vc naun se encaixa nisso, ne??
17:45:49 – Rodrigo Capella fala para todos: Quem quiser participar do meu fã club, escreva para jusallessantos@hotmail.com A Juliana vai passar as instruções finais.
17:47:07 – Rodrigo Capella fala para todos: Amigos, eu adoro o Paulo Coelho. Na minha opinião, só os invejosos, o criticam. O Paulo é uma pessoa muito boa, mas os jornalistas e o publico gostam de criticá-lo. Eu me inspiro na coragem do Paulo, no jeito dele escrever, mas não em sua essencia literaria.
Continua depois da publicidade
17:47:55 – Jorge Moisés fala para todos: Escrever um livro para leitores assíduos, é sempre um desafio. Primeiro porque carregam uma bagagem literária imensa, segundo porque geralmente não se conformam com o que escrevem. Eu sou um desses. Foram muitas tentativas. Hoje tenho 19 anos. Você acha que devo manter meus manuscritos para trabalhá-los melhor no futuro?
17:48:03 – Jorge Moisés fala para todos: Concordo com o Rodrigo. Tempo é o que não falta! Experimentem uma fila de um banco; já li livros inteiros em algumas!
17:49:09 – Moderador fala para todos: O chat com o escritor Rodrigo Capella está acabando. Podem enviar suas últimas perguntas.
17:50:20 – Rodrigo Capella fala para todos: Jorge Moisés, você deve ler tudo novamente, atualizar o material e respoder a algumas perguntas: o que eu escrevi realmente é bom? vai agradar o publico? eu escrevi algo inedito? o livro vai vender? Se a resposta for sim, mande para as editoras. Se vc ficar indeciso em alguma pergunta, refaça tudo. É melhor refazer do que ouvir um naun de uma editora. As editoras são canibais. Elas não toleram erros.
Continua depois da publicidade
17:50:59 – Li cunxin fala para todos: algum livro prestes a sair?
17:51:15 – Rodrigo Capella fala para todos: Amigos, já li livros tomando banho, sentado na privada, passeando com Brutus, que inspirou o meu livro “Como mimar seu cão”. A leitura naun tem limite. O amor por ela deve superar qualquer desafios.
17:52:34 – Rodrigo Capella fala para todos: Li cunxin, sempre tenho livros pra sair. Estou terminando nesse momento o meu sexto livro, trata-se da biografia do diretor Paulo Morelli, que trabalha junto com o Fernando Meirelles e já dirigiu 3 filmes.
17:52:51 – Jorge Moisés fala para Moderador: Muitos criticam o Paulo Coelho mas nem tem base para isso.
17:53:05 – Meiguinha-SP fala para todos: Vc teve alguma inspiração para escrever os seus livros?
Continua depois da publicidade
17:53:13 – Li cunxin fala para todos: já li um livro dele e achei bem chato
17:53:44 – Rodrigo Capella fala para todos: Jorge Moisés, exatamente!!! O povo critica porque é maldoso. O cara é bom, podem ler, eu recomendo Paulo Coelho.
17:54:32 – Rodrigo Capella fala para todos: Meiguinha-SP, minha inspiração é as coisas boas e ruins. Me inspiro nos meus amores, na minha namorada, nos meus cachorros, na violencia e nas mortes.
17:54:43 – Jorge Moisés fala para Moderador: Como já está acabando só quero fazer esta pequena divulgação: também sou escritor de blogs, visitem-o http://sirletras.wordpress.com Adoro blogs e gostaria de visitar o de vocês.
17:55:12 – Rodrigo Capella fala para todos: Li cunxin, qual vc leu? Posso te dizer uma coisa: o cara está a frente do tempo dele,por isso é mal compreendido.
Continua depois da publicidade
17:55:22 – Daniel Becher fala para todos: Rodrigo, os blogs vão substituir os livros?
17:55:55 – Rodrigo Capella fala para todos: Jorge Moisés, anotei, vou visitar quando o chat acabar
17:56:49 – Rodrigo Capella fala para todos: Daniel Becher, os blogs estão substituindo os livros, infelizmente. O povo gasta 100 reais com pinga, mas naun compra um livro. Ler na Internet é um saco, mas tem gente que gosta.
17:57:42 – Rodrigo Capella fala para Moderador: cara, se quiser estender um pouco mais, por mim tudo bem… opa!!
17:57:56 – Moderador fala para todos: O chat sobre livros e blogs terminou. O diario.com.br agradece a participação de todos, especialmente a de Rodrigo Capella. Muito obrigado!
Continua depois da publicidade
17:58:49 – Rodrigo Capella fala para todos: Amigos, eu agradeço a presença de todos. Quem tiver duvidas, favor escrever para o meu e-mail contato@rodrigocapella.com.br
17:59:20 – Rodrigo Capella fala para todos: Tem também o meu site: www.rodrigocapella.com.br
17:59:27 – Jorge Moisés fala para todos: Obrigado Rodrigo! Espero pelo seu comentário ok?! Forte Abraço!
17:59:42 – Meiga fala para todos: Pode deixar que eu mandarei um e-mail para vc……
17:59:44 – Rodrigo Capella fala para todos: Claro, vou comentar com prazer.
18:00:27 – Rodrigo Capella fala para todos: Amigos, naun deixem de ler meu ultimo livro “Rir ou chorar”, que desvenda os bastidores do cinema brasileiro.
18:01:08 – Rodrigo Capella fala para todos: Alguem tem alguma ultima pergunta?
18:01:43 – Meiga fala para todos: Gostaria de saber qual o próximo lançamento de um livro seu?
18:02:47 – Rodrigo Capella fala para todos: Meiga, vai ser em 2009. Aguarde! Estou em fase de finalização. Na verdade, estou escrevendo dois livros para lançar em 2009 em Floripa, provavelmente na feira do livro, como eu fiz esse ano.
Continua depois da publicidade
18:03:38 – Meiga fala para todos: Legal….. E vc pode falar o nome desse livro?
18:04:41 – Rodrigo Capella fala para todos: Um deles vai ser a biografia do cineasta Paulo Morelli. O outro a editora pediu pra manter sigilo, alias está no contrato que eu asinei, naun posso falar, nem minha mae sabe…rs..
18:05:08 – Rodrigo Capella fala para todos: Só posso adiantar que será baseado em fatos reais…
18:05:18 – Moderador fala para todos: Mais uma vez, obrigado a todos pela participação. Até o próximo chat!
* A grafia original de perguntas e respostas foi mantida.