O autor catarinense Marcelo Labes venceu o Prêmio Literário Biblioteca Nacional na categoria Machado de Assis (romance) por seu livro mais recente, Três Porcos, publicado em 2020. Marcelo já havia ficado em segundo lugar com o romance Paraízo-Paraguay, em 2019; e, em 2018, publicou Enclave, livro de poemas que foi finalista do Prêmio Jabuti no ano seguinte.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp; entre no grupo do Santa
A narrativa de Três Porcos se desenrola em torno da temática do abuso sexual infantil; enquanto o protagonista Rafael deseja vingança contra seus abusadores. A história investiga o quão profundas podem ser as marcas causadas pelos momentos de nossa infância, e o quanto essas marcas influenciam a vida dos adultos. O livro aborda também temas como bissexualidade, pobreza e saúde mental.
Três Porcos foi publicado pela Caiaponte Edições, com capa do artista Nestor Júnior.

Marcelo Labes é natural de Blumenau, mas hoje vive em Florianópolis. É autor de livros como Falações, Porque Sim Não é Resposta, O Filho da Empregada, Trapaça, Enclave, O Poeta Periférico, Paraízo-Paraguay, Rios, Antissonetos & Outras Formas, Poemas de Condomínio, O Nome de Meu Pai e Amor de Bicho. Tem poemas publicados em diversas publicações, e edita a revista eletrônica O Poema do Poeta, onde divulga originais manuscritos, esboços e rabiscos de poetas e ficcionistas.
Continua depois da publicidade
Leia também:
> Livro celebra produção de contos e roteiros de cinema de trinta autores de SC
> Põe na Lista: filmes e séries inspirados em jogos de videogame