No sábado, 7 de abril, o escritor Hilton Görresen lança seu novo livro em evento na A Página Livrarias, em Joinville. É a primeira obra de contos inéditos do autor, conhecido por suas crônicas publicadas em jornais da região desde os anos 1970. “Por que Matei Rocky Lane? e Outros Contos” reúne 24 histórias bem humoradas e ácidas, criadas a partir de casos vividos, lidos no noticiário e vistas nas ruas de Joinville e São Francisco do Sul.
Continua depois da publicidade
Hilton iniciou na literatura como uma forma de lançar sua voz ao mundo sem precisar gritar. Muito tímido, ele aprendeu a ler sozinho na infância e embarcou na paixão pelos livros ao lado do Conde de Monte Cristo, de Robin Hood e do Rei Arthur, heróis que conhecia pelas histórias em quadrinhos da série Edição Maravilhosa. Quando se tornou adulto, já atuando como bancário em Jaraguá do Sul, a primeira crônica publicada em um jornal da cidade foi o jeito de chamar a atenção para o próprio talento para o humor.
– Meus colegas do banco não acreditavam que eu poderia ter escrito aquela crônica, já que era tão quieto. Comecei a enviar textos para jornais da região e a ganhar espaço. Crônicas que hoje, claro, eu não assumiria a autoria – brinca Hilton.
Os resquícios daquela experiência da juventude estão presentes em “Teu Sorriso me Dá Ódio”, um dos contos de “Por que Matei Rocky Lane?”, da mesma forma que a história que dá nome ao livro, uma espécie de acerto de contas com o mocinho dos filmes de Western que povoava o imaginário das crianças nos anos 1950.
Da vivência como cronista, ele retira o senso crítico necessário para transformar a literatura em uma lupa sobre a sociedade, em especial sobre aquela que conheceu no século 20. Temas como machismo, vingança, puritanismo e meio ambiente aparecem como pano de fundo das histórias criadas por Hilton, de forma leve e sem maniqueísmo.
Continua depois da publicidade
Precursor em Joinville
Apesar do jeito discreto, Hilton estava presente em momentos importantes das letras e da comunicação de Joinville. Em 1968, ingressou na primeira turma do curso de Letras da Faculdade da Região de Joinville (atual Univille). Na mesma época, conheceu o movimento literário Cordão e os escritores que o fundaram: David Gonçalves Carlos Adauto Veira e Lindof Bell – os dois primeiros seus colegas ainda hoje na Academia Joinvilense de Letras (AJL).
Nos anos 1980, foi o autor da primeira crônica publicada no caderno Anexo, na primeira edição do suplemento de cultura do jornal A Notícia. O francisquense colaborou com o Anexo até 2006, em crônicas e com uma coluna sobre língua portuguesa – esta última, virou o livro “Mostrando a Língua – Crônicas sobre Linguagem”, lançado em 2005. Entre 2008 e 2016, publicou suas crônicas no jornal Notícias do Dia. Atualmente, é cronista do jornal A Gazeta, de São Bento do Sul.
“Por que Matei Rocky Lane? e Outros Contos” é seu 9º livro publicado. A obra é um lançamento da Editora Areia e foi contemplada pelo Edital de Apoio à Cultura do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville.
Serviço:
Lançamento de Porque Matei Rocky Lane? e Outros Contos.
Quando: sábado, 7 de abril, às 10 horas.
Onde: Livraria A Página (rua Dr. João Colin, 475, Centro).
Quanto: gratuito. No dia, o livro estará à venda a R$ 20.