Foram quase quatro anos de maturação até Os Abraços Perdidos finalmente chegar ao público. O livro, primeiro romance do jaraguaese João Chiodini, já está à venda na Livraria Grafipel e será lançado oficialmente no dia 11 de julho, às 10 horas, também na livraria. Marcando um período de conclusões e de novos ciclos para o autor, a obra é sua estreia em um caminho que deve trilhar a partir de agora.
Continua depois da publicidade
– Pela estruturação histórica, o romance é o tipo de texto que mais persigo mesmo. Fiz um primeiro em 2005, porém não foi publicado e usei ele apenas para aprender _ conta.
Segundo João, as grandes narrativas devem ser seu foco de atuação para os próximos anos. Eram elas, também, seu objetivo desde que começou a trajetória como escritor, em 2005, quando lançou seu primeiro livro, de poesias. Com bom humor, Chiodini avalia hoje sua obra de estreia na vida literária como “horrível”, mas, sorrindo, ele confessa que este foi o primeiro e importante passo para assumir a carreira das letras. Entre biografias, livros de textos e obras infantis, João coleciona 12 títulos publicados.
Coordenador editorial na Design Editora há cerca de um ano, e organizador da Feira do Livro de Jaraguá do Sul há cinco anos, o mundo da literatura transformou-se em sua ocupação principal desde 2008.
Em Os Abraços Perdidos, o enredo intenso explora a relação entre pai e filho. A expectativa é colocar o leitor frente a um personagem que não consegue mais avançar devido ao próprio rancor, através da história de Pedro e Antônio Carlos. Dramas e situações avassaladoras são relatadas na trajetória dos personagens, em uma narrativa que soa familiar a qualquer um.
Continua depois da publicidade
– Ninguém está de fora numa relação de pais e filhos. Todo mundo tem uma referência. E era isso que eu queria. Um assunto que soasse familiar a qualquer pessoa. Seja por semelhança ou diferença.
Durante os quatro anos de trabalho, nem mesmo o autor fugiu ao tema. A carga emocional transpassou a redação da obra e atingiu o próprio escritor. Só quando o texto foi para a gráfica é que a sensação de libertar-se da história chegou. Porém, uma nova narrativa já domina a mente de Chiodini, que deve trabalhar em um romance de tema ainda mais denso. Por enquanto, ele prefere não revelar os detalhes da nova trama, mas conta que a história está presente desde agosto do ano passado.
Com o lançamento da obra e o novo romance em vista, Chiodini chega à metade de 2015 com um ano marcado por aguardadas conclusões. Além da obra, João assumiu a coordenação geral da Feira do Livro de Jaraguá do Sul. A edição de 2016 vem marcada com seu nome e começa a se delinear. À vontade com o evento, no qual atua há anos, o escritor leva com tranquilidade o novo momento.
– A feira, o livro, o trabalho com escritores e produtores. Tudo já caminhava junto. Não acho que seja um ano de mudanças, apenas de ciclos que se fecham e outros que se abrem.
Continua depois da publicidade
SERVIÇO
O quê: lançamento do livro ‘Os abraços perdidos’, de João Chiodini
Quando: dia 11 de julho, sábado, a partir das 10 horas
Onde: Grafipel, em Jaraguá do Sul
Informações: (47) 3275-0137