O Prêmio Camões 2016, o mais importante reconhecimento literário da Língua Portuguesa, foi concedido nesta segunda-feira ao escritor brasileiro Raduan Nassar, segundo anúncio do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado.

Continua depois da publicidade

Nascido em 1935, em Pindorama, município do estado de São Paulo, e filho de libaneses, o autor publicou somente três livros, entre 1975 e 1997, se aposentando da vida literária logo depois.

Porém, sua obra foi amplamente traduzida e dois de seus livros, levados ao cinema: Um Copo de Cólera (1999) e Lavoura Arcaica (2001).

Raduan Nassar foi também um dos finalistas do prestigioso Man Booker Prize International 2016, que premia uma obra estrangeira traduzida para o inglês e publicada no Reino Unido. Mas a vencedora foi a escritora sul-coreana Han Kang.

O Prêmio Camões, que dá como recompensa 100 mil euros e foi criado em 1989 por Portugal e Brasil para destacar os autores lusófonos que contribuem para o reconhecimento da Língua Portuguesa.

Continua depois da publicidade

O prêmio, ganho no ano passado pela escritora portuguesa Helia Correia, já foi concedido a autores como o português Antônio Lobo Antunes (2007), o vencedor do Prêmio Nobel José Saramago (1995), o brasileiro Jorge Amado (1994) e a angolana Pepetela (1997).

ode/eg/cb/lr