Considerado um dos melhores de sua geração – ao lado de nomes como Raymond Carver, de quem foi aluno –, o escritor e poeta americano Denis Johnson morreu em sua casa, na Califórnia. Ele tinha 67 anos e foi vítima de um câncer no fígado.
Continua depois da publicidade
Elogiado por escritores como Philip Roth, Johnson ficou conhecido, entre outras obras, por Jesus’ Son, livro que reúne histórias do mundo das drogas no interior dos Estados Unidos. O título foi retirado da música Heroin, da banda Velvet Underground. Sete anos após seu lançamento, o volume serviu de base para o filme Filho de Jesus (1999), estrelado por Billy Crudup, Holly Hunter e Dennis Hopper.
Ele mesmo um usuário de álcool e drogas, Johnson foi exaltado pelo escritor Nathan Englander como autor de uma compilação “brutalmente honesta e dolorosamente bela”. Com o livro Árvore de Fumaça, romance que fala sobre as operações clandestinas dos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã, Johnson foi finalista do Pulitzer de 2008 e vencedor do National Book Award.