Com princípio ativo de tioglicolato de amônia, hidróxido de sódio ou guanidina, a escova definitiva age no DNA do cabelo e transforma o fio.

Continua depois da publicidade

O procedimento pode durar de duas a quatro horas. Primeiramente, é aplicado o produto, depois o cabeleireiro passará a prancha, ou chapinha, mecha por mecha e, por fim, é a vez do neutralizador, que garantirá o efeito liso.

– Depois, é preciso ficar 48 horas sem molhar o cabelo e é aconselhável não colocá-lo atrás da orelha ou prendê-lo para não ficarem marcas -, recomenda Rose Vargas, do salão Márcio Vargas.

A profissional ressalta que, além de não ser prejudicial, a escova definitiva não deixa frizz e garante brilho aos fios.

Continua depois da publicidade

O retoque deve ser feito após seis a oito meses apenas na raiz e não é recomendável para fios descoloridos.

– Vai depender muito dos produtos usados e do tipo de cabelo -, ressalta a profissional.

Antes de fazer a escova definitiva, é importante realizar uma avaliação e teste de mechas para garantir que o cabelo esteja saudável o suficiente para receber a química.

Caso contrário, antes de alisá-los é preciso fazer uma reposição de queratina com reconstrução capilar para recuperá-los.

Continua depois da publicidade

O hair stylist do salão Tião, Pedro Ferreira, com especialização internacional na área química, lembra que é importante não confundir alisamento com relaxamento.

– O relaxamento apenas diminui o volume -, esclarece.

O profissional também alerta que uma vez feito um alisamento com produto à base de tioglicolato, por exemplo, o retoque não pode ser com outro de guanidina ou hidróxido, é preciso usar sempre o mesmo princípio ativo para não danificar os fios.

A depiladora Cláudia Rodrigues, de 39 anos, faz escova definitiva há seis anos.

– Meu cabelo era ondulado e com muito volume. Hoje, posso ir à praia, piscina e deixar secar ao vento. Isso não tem preço! -, conta, enquanto mostra orgulhosa as madeixas lisas.

Continua depois da publicidade

Para manter os fios sempre saudáveis e sedosos, ela usa xampus e condicionadores de linhas profissionais e faz hidratações a cada 15 dias e retoca o alisamento a cada oito meses.

Quanto custa a escova definitiva: a partir de R$ 210 até R$ 750, dependendo do salão, tipo e comprimento do cabelo.