O que é preciso para ser uma rainha ou uma princesa? Entre as atribuições destes cargos tão importantes, depositado em alguém para representar um povo, uma instituição ou até mesmo uma festa, está o compromisso com a tradição e os costumes, além de ouvir o clamor dos súditos.
Continua depois da publicidade
É justamente pensado nesses requisitos que realeza da 36ª edição da Oktoberfest de Blumenau terá os trajes escolhidos através do voto popular de quem gosta e frequenta a festa, através de um concurso em parceria do Parque Vila Germânica com a NSC Comunicação.
Ontem, uma comissão da Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau escolheu os três projetos de futuros trajes da realeza, que agora são finalistas do concurso. Os desenhos foram desenvolvidos pelos estudantes do curso de Moda da Furb. Ao todo, foram 30 projetos com três croquis dos vestidos para a rainha e as duas princesas da festa. Os trabalhos começaram a ser feitos já no mês de fevereiro, com conversas da realeza com os acadêmicos para o desenvolvimento das peças.
Uma comissão técnica avaliou os projetos em diversos seguimentos, levando em conta a usabilidade dos vestidos e a preservação histórica e cultural dos trajes que vão vestir um dos principais símbolos da festa. A professora do curso de Moda da Furb e membro da comissão do concurso, Marcia Bronnemann, afirma que os vestidos foram desenhados seguindo as tradições dos trajes alemães, com base em pesquisas históricas.
– É um trabalho feito sempre com muito cuidado, pois estamos lidando com uma das bandeiras da Oktoberfest, que é o traje, um artigo que faz parte da festa. Tomamos sempre os cuidados com estudos para que os modelos não misturem com outras culturas – destaca Marcia.
Continua depois da publicidade
A professora conta também que neste ano houve um aumento no número de participantes em relação 2018, quando 13 concorrentes se inscreveram no concurso. O motivo do aumento, segundo ela, se deu pois a vencedora da edição passada conseguiu um emprego na área após o concurso.
– Isso estimulou bastante os participantes. A possibilidade e a visibilidade que o concurso dá. A vencedora da edição passada conseguiu o emprego dos sonhos depois de vencer, e conversou com elas para que participassem – revela.
Para o diretor de eventos do Parque Vila Germânica, Luiz Koerich, a inciativa do concurso é de resgatar as tradições dos trajes típicos, e também trazer a participação da comunidade para as escolhas da festa.
– É uma proposta muito interessante no sentido de aprimorar os trajes, unindo inovação e tradição. Além disso, com o concurso, fazemos com que as pessoas que moram em Blumenau e na região se sintam cada vez mais engajadas com a festa – aponta Koerich.
Continua depois da publicidade
O projeto vencedor será conhecido no dia 15 de julho. Para votar, basta acessar o site do G1 Santa Catarina, clicando aqui.
DETALHES DAS FINALISTAS
Confira a seguir, uma descrição de cada projeto:
Projeto nº 1
Foi tomado como inspiração as tradições da cultura alemã, as características da festa e os elementos que fazem lembrar a cidade e a Alemanha. Alguns detalhes foram inspirados nas cores das cervejas ofertadas na festa. Ainda remetendo a festa, a corrente presente nos corsets, estilo pulseira life, possui elementos que lembram a Oktoberfest, como o chapéu, o caneco de chope, a flor Edelweiss e o coração que remete ao tradicional doce vendido na festa, o coração de Lebkuchen.
Projeto nº 2
A coleção teve a inspiração em dois temas. O Edelweiss e o Castelo de Neuschwanstein. Os modelos foram adaptados por meio de bordados presentes nos aventais das princesas e no busto da rainha. A escolha das cores foi inspirada nos detalhes do castelo, que reúne histórias locais e fica próximo dos alpes em que a Edelweiss se dá e que é comumente retratado pelo folclore alemão.
Projeto nº 3
Os vestidos buscam expressar algumas características já existentes nos trajes. Nas cores buscou-se impacto. Foram escolhidos o verde que transmite esperança e o tecido possui um leve trabalhado em bordado, o tom roxo que traz características de uma cor enérgica e o azul marinho que traz para a rainha o tom de serenidade. Além disso, tem como objetivo ser um traje confortável, majestoso e de fácil manuseio.
Continua depois da publicidade