Os três projetos de interiores da reportagem de capa do caderno impresso Casa&Cia desta semana estão em um prédio localizado no bairro Petrópolis, em Porto Alegre. O edifício foi escolhido como um dos finalistas do prêmio O Melhor da Arquitetura 2012, na categoria condomínios residenciais de até cinco pavimentos. Com características marcantes de lofts – como os pilares e o teto, neste caso de laje nervurada aparente – abrigam projetos definidos em função dos perfis dos donos.
Continua depois da publicidade

Este primeiro soluciona a morada de um jovem médico solteiro que aprecia arte, música, gastronomia e receber visitas. As arquitetas Luana e Lisandra Mundstock, do escritório Mundstock Arquitetura, tinham como desafio criar um espaço despojado e que fosse ao mesmo tempo sofisticado.

Para manter a amplitude, mas delimitar os usos, o estar foi dividido ao meio por mobiliário com acabamento de laca em tom chumbo. A bancada de trabalho fica ao lado do rack com aparelhos da TV a cabo e de som. Detalhe funcional: a TV instalada tem base giratória, recurso para permitir visualização de todos os ambientes sociais.

Da Lattoog Design, a poltrona, de madeira, e a mesa de centro, com tampo em laca maçã-verde, são combinadas ao sofá de três metros.
– Com a laje aparente, réguas e fiações ficam à mostra na iluminação automatizada, com spots com lâmpadas dicroicas e AR48 focando quadros e paredes, além de luz indireta de LED nos móveis – diz Luana.
Continua depois da publicidade