Ganhar dinheiro na renda fixa com a inflação em alta é como um quebra-cabeça: deve-se observar as peças, simular movimentos e, por fim, fazer a escolha. Um investimento aparentemente rentável, como em fundos, pode se revelar, descontados tributos e taxas de administração, insuficiente para vencer a alta de preços.

Continua depois da publicidade

Em infográfico, conheça as opções de investimento disponíveis no mercado

– A renda fixa é historicamente interessante no Brasil, mas é preciso fazer os cálculos para ver se os lucros não estão se esvaindo em taxas e impostos – explica Samy Dana, professor de finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Leia mais: Saiba como fazer seu dinheiro crescer

Os Títulos de Tesouro Direto reforçam as vantagens na volta do juro aos dois dígitos, explica Samy, especialmente as opções pós-fixadas. O ponto fraco do Tesouro é a liquidez: exige que o investidor mantenha o dinheiro parado por um longo período para pagar as melhores remunerações.

Continua depois da publicidade

Aventureiros terão de garimpar as melhores opções para investir

Também com pouca flexibilidade no resgate, as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) têm se revelado atraentes quando pagam percentuais mais próximos à Selic. Em um ano, os registros de operações na Cetip, companhia que faz a custódia de títulos, cresceram 49% para LCIs e 21,5% em LCAs.

Antes de investir é preciso saber o que se espera do dinheiro

– A queda do juro levou investidores a procurar novas formas de se proteger, popularizando as letras de crédito. Mesmo com a Selic em alta, mantêm-se atraentes em razão da isenção do IR – explica Ricardo Magalhães, gerente executivo de Relações e Projetos Estratégicos da Cetip.