A lista tríplice com os candidatos à reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será composta pela chapa vencedora da consulta informal promovida pela instituição. Agora, a escolha ficará com o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Continua depois da publicidade

Irineu Manoel de Souza e Joana Célia dos Passos da “Universidade Presente” foram os mais votados na eleição do Conselho Universitário (Cun) que ocorreu na manhã desta segunda-feira (2). 

A votação foi marcada por polêmica após um professor que não participou da consulta informal, a primeira etapa da eleição, se candidatar à reitoria. Ele acabou em último lugar na escolha do CUn.

Receba notícias do DC via Telegram

A escolha dos nomes da reitoria e vice é feita de forma separada, assim Irineu recebeu 35 votos e Joana, 37. O próximo passo é o envio da lista tríplice ao Ministério da Educação, que deve ocorrer na terça-feira (3). 

Continua depois da publicidade

A escolha do reitor passa pela decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A escolha do próximo reitor da UFSC foi marcada por um acordo entre as chapas concorrentes. Antes da decisão do CUn, que é a votação oficial, há uma consulta informal em que alunos, servidores e professores votam.

No segundo turno, as duas candidaturas, “Universidade Presente” e “UFSC Viva” anunciaram que em caso de derrota não se inscreveriam ao pleito do Conselho.

Isso de fato ocorreu. Contudo, uma polêmica marcou essa etapa da eleição. O professor Luiz Felipe Ferreira, do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC, se candidatou ao cargo. Ele não concorreu na etapa informal, o que foi alvo de críticas.

Em entrevista à colunista Dagmara Spautz, Ferreira afirmou que a decisão foi motivada pela preocupação com a “moralidade pública” e que o intuito da candidatura era o de “ter uma outra frente para a universidade”. 

Continua depois da publicidade

Ele acabou em quarto lugar na votação do Conselho Universitário, recebendo apenas 3 votos.

Além de Ferreira, foram inscritas outras duas candidaturas a reitor e vice. Os candidatos, no entanto, eram membros da chapa de Irineu e Joana. Essas inscrições já haviam sido anunciadas e eram uma forma de garantir que o nome dos escolhidos na consulta informal integrasse a lista tríplice.

Entenda mais sobre as eleições da UFSC no comentário de Dagmara Spautz

Leia também 

Chapa Universidade Presente vence eleição para nova reitoria da UFSC

Udesc anuncia entrega de marmitas caso RU permaneça fechado

Enem será em novembro e inscrições começam em maio; veja cronograma