O conclave, a reunião de cardeais para eleger o novo Papa depois que Bento XVI renunciar no fim deste mês, poderá começar a partir de 15 de março, informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, nesta quarta-feira.
Continua depois da publicidade
– O início do conclave não poderá ocorrer antes de 15 de março. Podemos prever o início do conclave para os dias 15, 16, 17, 18 ou 19 – disse.
Saiba mais:
> Os dilemas que aguardam o próximo Papa
Cinco cardeais brasileiros participarão da eleição do novo Papa. Para ter o direito de votar e ser votado, o membro do colégio deve ter menos de 80 anos.
Continua depois da publicidade
Papa faz primeira aparição pública desde o anúncio da sua saída

FOTO: Filippo Monteforte, AFP
O Papa fez nesta quarta-feira a primeira aparição pública após o inesperado anúncio de sua renúncia, durante uma audiência geral que reuniu 3,5 mil fiéis de todo o mundo na Sala Paulo VI do Vaticano.
Recebido com entusiasmo pelos fiéis, que o aplaudiram e gritaram seu nome, o Pontífice, de 85 anos, parecia cansado, mas ouviu atentamente o Evangelho. Na segunda-feira, Bento XVI anunciou que renunciará em 28 de fevereiro por falta de forças.
Diante de uma multidão, o Papa afirmou que renuncia “em plena liberdade pelo bem da Igreja” depois de ter “orado muito” e “examinado perante Deus minha consciência, consciente da gravidade de tal gesto.”