A Prefeitura de Florianópolis marcou para o dia 27 de novembro deste ano as eleições para os cargos de diretor nas unidades escolares da cidade. A data foi definida em um decreto do dia 30 de maio, publicado no Diário Oficial do Município um dia depois. Neste ano, a novidade é que alunos da educação de jovens e adultos também poderão votar.

Continua depois da publicidade

Os futuros diretores vão assumir mandatos de três anos, com início a partir do dia 4 de janeiro de 2020. Com isso, eles devem ficar nos cargos até 5 de janeiro de 2023, independente da mudança de gestão na prefeitura, que vai ocorrer em 2021.

Para quem quiser se candidatar ao cargo de diretor, há uma série de exigências, que incluem a necessidade de possuir curso superior na área de atuação e um tempo mínimo de três anos de trabalho como servidor efetivo da prefeitura. Os candidatos também precisam participar de um curso de gestão escolar apresentar um plano de gestão, que será aprovado pela comunidade.

Além dos estudantes da educação de jovens e adultos, podem votar os demais alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, pais ou responsáveis, servidores efetivos e substitutos e os professores efetivos e substitutos. O resultado será validado se cada um desses grupos tiver pelo menos 33% de participação, descontados os votos brancos e nulos.

Sindicato aprova processo eleitoral

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), Renê Marcos Munaro, avalia que o fato de os mandatos de diretor e prefeito não estarem atrelados a uma data facilita a manutenção de políticas públicas para a área. Ele diz que isso garante a autonomia das escolas, frente a mudanças de governo.

Continua depois da publicidade

— A comunidade escolar não pode ficar refém do governo de plantão — diz.

Segundo Munaro, o calendário de votação foi um pedido do sindicato, para que fosse mantida a tradição municipal de escolha dos diretores. O texto do decreto foi alinhado durante várias reuniões. A última delas aconteceu no dia 16 de maio. Ele ainda destacou que a entidade deve acompanhar todo o processo eleitoral, que já se inicia nos próximos meses.