Assim como os medicamentos prontos, as fórmulas manipuladas garantem sucesso nos tratamentos, além de possuir outras vantagens que devem ser levadas em consideração na hora do médico prescrever a receita do medicamento. Segundo a farmacêutica e homeopata Adriana Márcia Gonçalves, a principal vantagem dos medicamentos manipulados é a adequação da dose, de acordo com as necessidades individuais.
Continua depois da publicidade
– O medicamento é feito de acordo com a prescrição do seu médico, que atende perfeitamente a necessidade do organismo do paciente. Além disso, a dose certa aumenta a eficácia do medicamento e do tratamento – explica.
Os remédios manipulados são confiáveis devido à possibilidade de serem prescritos na quantidade exata do tratamento, o rótulo personalizado pode evitar trocas de medicamentos, além de permitir que o paciente escolha o formato. No entanto, muitos pacientes têm dúvidas sobre a diferença entre os estes medicamentos e os convencionais. Ambos são eficazes nos tratamentos, a diferença está na personalização. A manipulação pode associar vários princípios ativos, concentrando numa única dose os efeitos que o paciente só encontraria com a ingestão de vários medicamentos.
– Outra característica dos manipulados é a economia, já que são prescritos na dose exata para o tratamento, evitando desperdícios – afirma a farmacêutica.
Continua depois da publicidade
Tipos de manipulação
Uma das vantagens dos medicamentos manipulados é a flexibilidade e suas formas variadas. Os meios de comercialização mais comuns são:
? Cápsulas (com ou sem corante).
? Creme, gel e pomada.
? Balas de colágeno.
? Sachês solúveis.
? Sabonetes.
? Xampus.
? Xaropes.
? Comprimidos.
? Pastilhas efervescentes.
Atualmente, pode se manipular até mesmo chocolates com o princípio ativo desejado para adultos ou crianças que apresentem dificuldades na ingestão de medicamentos de qualquer natureza. Para os pacientes diabéticos, por exemplo, os medicamentos são manipulados sem açúcar.
– O paciente pode optar por manipulados em cápsulas incolores e prescrições líquidas sem corante – diz.
Continua depois da publicidade
Cuidado com a automedicação
O remédio manipulado é feito sempre de acordo com uma receita médica e atende a um tempo determinado de tratamento. É importante tomar os medicamentos no tempo certo e não se deve guardar os restos de medicamentos e muito menos usar a mesma receita caso o problema volte. O certo é procurar novamente o seu médico para que ele possa prescrever novamente.
Orientações na hora de escolher um medicamento manipulado
Se você optou fazer o seu tratamento com medicamentos manipulados, escolha uma farmácia de manipulação de sua confiança e atente ao seguinte:
? Ao receber o medicamento impresso no rótulo se condiz com a receita de seu médico.
? Aos componentes da fórmula para comprovar que você não tem hipersensibilidade (alergia) a algum deles.
Continua depois da publicidade
? Se as doses das substâncias prescritas cabem na capacidade das cápsulas.
? Use medicamento manipulado somente em farmácia de manipulação especializada neste setor.
? Não altere sua formulação sem autorização do médico.
? Observe atentamente as instalações da farmácia de manipulação e suas condições higiênicas.
? Em caso de cremes, procure utilizar a espátula que acompanha o pote, pois existem determinados componentes que se oxidam caso o produto seja contaminado com as mãos.
? As farmácias devem seguir as boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficiais para uso humano (RDC 67/07) determinadas pela Anvisa, o que assegura maior qualidade das substâncias utilizadas nos medicamentos.