Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) trazem lições para todas as escolas, independente da nota obtida no exame. Unidades de Blumenau que são avaliadas desde o início da pesquisa apresentam crescimento a cada novo resultado, algumas até bem acima da meta determinada.

Continua depois da publicidade

>> Confira o ranking das escolas públicas de Blumenau no Ideb

A escola blumenauense mais bem colocada em toda a classificação do Ideb (veja tabela abaixo) foi a Municipal Wilhelm Theodor Schürmann, que obteve nota 7.6, um ponto a mais em relação ao último exame, em 2011, e superando de longe a meta de 5.2. Para a diretora Alcione Fauste, a nota reflete o comprometimento de toda a comunidade:

– Observando os índices constatamos que a escola vem crescendo não só no Ideb, mas no Prêmio Professor Alfabetizador e na Olimpíada Brasileira de Matemática. Acreditamos que isto se deve à continuidade do trabalho iniciado há alguns anos, ao comprometimento dos profissionais e à parceria da Secretaria de Educação.

>> “Precisamos melhorar mais”, afirma secretária de Educação de Blumenau

Continua depois da publicidade

Entre as iniciativas da escola para alcançar as metas do índice federal e melhorar o ensino está o envolvimento de toda a comunidade escolar nos projetos, como Dia de Lazer e Alfabetização e Letramento; inclusão de conteúdos e aquisição de materiais referentes aos simulados da Prova Brasil (que gera dados par ao Ideb) no planejamento de aulas; o atendimento individual e em grupo a alunos com dificuldades; investimento no espaço físico e aquisição de recursos didáticos e maior aproximação entre escola e comunidade, com entrega de boletins aos sábados, conversas na escola e visitas às famílias quando necessário.

A diretora da Escola Machado de Assis, Solange Eckelberg Clebsch, afirma que o 7.1 alcançado no exame (a meta era 6.3) também é uma conquista de toda a comunidade escolar:

– Desde a primeira edição (do Ideb) apresentamos os resultados aos funcionários, aos alunos e aos pais, e falamos da importância que isso tem para a educação. A partir disso trabalhamos com o foco em melhorar o desempenho.

Apoio importante

Entre as iniciativas que contribuíram para que a escola alcançasse a marca a diretora destaca a preferência por projetos diferenciados, que motivem crianças e adolescentes na busca pelo conhecimento e a qualificação dos profissionais.

Continua depois da publicidade

– O mundo fora da escola tem muitos atrativos, então temos que buscar alternativas que façam com que os alunos se mantenham motivados. Outro ponto positivo é o acompanhamento da Secretaria de Educação com o grupo de gestão, que visita as escolas e estabelece metas, analisa fragilidades, potencialidades e busca soluções para o que não está dando certo.