Depois de dois dias com surpresas e festa das escolas do Grupo A, o sambódromo do Rio de Janeiro recebe neste domingo a primeira metade da elite do samba, com seis escolas do Grupo Especial. Neste ano, os desfiles começam às 21h30min, meia hora mais tarde do que no ano passado.
Continua depois da publicidade
A primeira escola a desfilar é a Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos do Viradouro, que volta este ano ao grupo especial abordando as contribuições trazidas pelos negros à cultura brasileira. O samba se inspira em duas músicas de Luiz Carlos da Vila, Nas veias do Brasil e Por um dia de graça e vai abordar a influência dos negros na espiritualidade, na culinária e em outras esferas da cultura.
Às 22h35min, quem entra na Marquês de Sapucaí é a Estação Primeira de Mangueira, que vai exaltar mulheres ilustres da história do Brasil e também anônimas, representadas no samba pelas mulheres da própria comunidade. Apesar de ser uma das supercampeãs do Carnaval do Rio, com mais de 15 títulos, a Mangueira entra na briga para encerrar um jejum de 12 anos, e, entre seus destaques, está a comissão de frente coreografada por Carlinhos de Jesus.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Continua depois da publicidade
Como foi o segundo dia de desfiles do Carnaval de Porto Alegre
Depois da nona posição em 2014, a Mocidade Independente de Padre Miguel desfila às 23h40min apostando em surpresas com o samba-enredo Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria se só te restasse um dia?. À frente do enredo está o carnavalesco Paulo Barros, consagrado pelas inovações que trouxe à avenida.
Entenda como funciona um desfile de escola de samba
Às 0h45min, mais uma potência do Carnaval do Rio desfila, a campeã do ano retrasado Vila Isabel, que tenta se recuperar depois de ter encerrado o último Carnaval na décima posição. A escola de Noel Rosa vai homenagear o maestro Isaac Karabtchevsky e promete muitas referências à música erudita em plena passarela do samba.
Nas redes sociais, celebridades postam fotos do Carnaval
A penúltima da noite é a vermelha e branca Acadêmicos do Salgueiro, à 01h50min. Neste ano, a Bateria Furiosa da agremiação do bairro da Tijuca vai animar uma escola que aposta na comida mineira como enredo, depois de ter chegado perto do título no ano passado, com o vice-campeonato.
Continua depois da publicidade
Vestido de baiana, Popó curte festa com vocalista do Harmonia do Samba
Acadêmicos do Grande Rio encerra a noite, com um desfile previsto para começar às 2h55min e acabar às 4h20min. A escola de Duque de Caxias vai falar sobre os diversos tipos de cartas e baralhos, desde os jogos ao esoterismo, com o samba enredo A Grande Rio é do baralho!
Na segunda-feira, desfilam a campeã do ano passado Unidos da Tijuca e outras cinco escolas. A supercampeã Portela, que tem mais de 20 títulos, e a Beija-Flor de Nilópolis, que já foi campeã seis vezes desde 2003. Imperatriz Leopoldinense, União da Ilha e São Clemente também reúnem seus componentes para disputar o campeonato e animar o público na segunda noite de desfiles.
*Agência Brasil