Já está tudo pronto para o Carnaval em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense. Com um dos desfiles mais tradicionais do Estado, a cidade respira folia. A estrutura do evento já está distribuída pela Avenida XV de Novembro, palco do samba. E as escolas farão o último ensaio técnico na noite desta quinta-feira, para ajustar os detalhes do som antes do espetáculo.

Continua depois da publicidade

O desfile competitivo está marcado para às 21h deste sábado. Na segunda-feira, as agremiações se apresentam novamente, mas não há avaliação dos jurados. Quem quiser garantir um lugar na folia, ainda há ingressos disponíveis para as arquibancadas, com preços que variam de R$ 30 a R$ 65.

Enquanto o evento recebe os últimos retoques, as escolas finalizam o show que prometem dar na avenida. Campeã em 2012, a Vale Samba apresenta o enredo Por toda Santa Catarina, com muito amor, rogai por nós. A agremiação vai abusar do colorido e do brilho para mostrar as belezas das regiões catarinenses. A santa que deu nome ao Estado também terá destaque, assim como as lendas da Terra da Magia. A azul e branco desfila com 1,2 mil integrantes, 21 alas e cinco alegorias.

A Aliança leva à avenida o enredo Sou o sete… Meus mistérios não são tão sérios, que vai abordar os mistérios que envolvem o número, como os pecados capitais, as notas musicais, as vidas dos gatos e o fim da jornada humana, a sete palmos abaixo da terra. A agremiação aposta em mais verde, além do luxo e do brilho que já são tradicionais. Na avenida, serão 1,3 mil componentes, 17 alas e cinco carros alegóricos.

Com o enredo Alquimia curativa, a bula para a vida, a Unidos do Herval vai falar sobre a cura por meio das ervas medicinais, chás e infusões, que surgiram muito antes da medicina convencional. A criatividade, a alegria e o colorido devem, mais uma vez, ser o diferencial da escola hervalense. A agremiação invade a avenida com 1,2 mil integrantes, 15 alas e quatro alegorias.

Continua depois da publicidade

A Acadêmicos do Grande Vale, que em 2013 desfila como convidada da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d? Oeste (Liesjho), também promete fazer bonito. A quarta escola de samba do Carnaval de Joaçaba fará sua primeira participação com o enredo Pintando o sete, fazendo arte, a acadêmicos promete um espetáculo a parte. O circo, o teatro e o cinema terão destaque na apresentação, que contará com cerca de 550 componentes, duas alegorias e 14 alas.

Estrutura já foi vistoriada

As arquibancadas e camarotes que vão abrigar os foliões durante as duas noites de desfile em Joaçaba foi vistoriada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e Prefeitura de Joaçaba, além dos responsáveis pela montagem, som e iluminação do palco da festa.

O objetivo é garantir a segurança e atestar que a estrutura está adequada para comportar o evento. Alguns reparos foram sugeridos e já estão sendo feitos pela empresa que executa a montagem das arquibancadas e camarotes. Tudo deve ficar pronto até a tarde desta sexta-feira, quando será expedido o laudo dos Bombeiros.