Nesta quarta-feira, 40 escolas de todo o Estado escolhem o novo representante que vai assumir a direção das unidades de ensino até o fim de 2015. No Vale do Itajaí, sete escolas participam da eleição.
Continua depois da publicidade
Em Blumenau são as escolas de Educação Básica Ce. Pedro Christiano Federsen e de Educação Básica Hercílio Deeke estão no processo. Em Gaspar participa a Escola de Educação Básica Frei Policarpo. Em Timbó, as Escola Fundamental Emir Ropelato, em Ascurra, a Escola Básica Deputado Abel e, em Indaial, a Escola de Ensino Fundamental Gustavo Barroso também terão novos diretores.
Estudantes, profissionais da escola e responsáveis pelos estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio podem votar. De acordo com a secretária de Estado da Educação, participam deste processo escolas que estavam em situação de vacância da função de direção até o dia 28 de fevereiro, ou seja, são aquelas que não tinham gestores das unidades de ensino.
Na Escola de Educação Básica Hercilio Deeke, que atende 1745 crianças e adolescentes, os alunos e responsáveis estão participando do processo. Quatro urnas estão distribuídas para votação.
A unidade de ensino é a única da cidade a ter dois professores candidatos ao cargo de diretor. O professor de Educação Física, Humberto Miguel Sanceverino, e a professora de Inglês e Língua Portuguesa, Adriana Pereira Klein, fizeram palestras com os responsáveis e apresentaram em sala os planos de gestão e, nesta quarta, sairá o resultado do mais votado.
Continua depois da publicidade
Os pais e estudantes pedem por mais estrutura na unidade escolar. A mãe de três filhos que estudam na Hercílio Deeke, Laide Barni, acompanhou o processo de perto indo a reuniões e ouvindo o que os filhos falavam em casa. Nesta quarta, ela aproveitou para votar quando buscou os filhos na escola.
A mãe acredita que faltam ainda muitas coisas na unidade, como melhor infraestrutura nos banheiros e salas de aula, mas confessa também que na parte pedagógica a escolha precisa melhorar muito:
– Os professores precisam ter mais interesse e dedicação com os alunos em sala de aula. É necessário mais acompanhamento com eles.
São essas mudanças que os dois candidatos pretendem botar em prática. O Plano de Gestão Escolar da professora Adriana engloba não apenas as melhorias em infraestrutura, como climatização em mais salas e reforma no ginásio. Ela quer que pais e alunos tenham contato com palestrantes na escola para explicar sobre direitos e deveres de cada uma das partes.
Continua depois da publicidade
Já o professor de Educação Física Humberto quer mais investimentos nos esportes, na infraestrutura e melhorar ainda mais o trabalho da educação inclusiva.