Alunos de escolas e creches da rede pública municipal de Blumenau terão recesso de 51 dias nestas férias. Conforme o calendário da Secretaria de Educação, as atividades encerram no dia 17 de dezembro e retornam em 7 de fevereiro.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O atendimento recreativo para as crianças dos centros de educação infantil não será mais ofertado. Segundo a secretária de Educação Patrícia Lueders isso já ocorreu no começo de 2021, quando os CEIs abriram as portas somente em fevereiro, junto com as escolas.
O governo defende que mesmo o atendimento aos pequenos está enquadrado como educação, então deve seguir os moldes dos colégios. Outro aspecto apontado é a baixa demanda, que Lueders exemplifica em números:
> Por que Blumenau tem vagas ociosas nas creches públicas e compra novas nas particulares?
Continua depois da publicidade
— Nós temos cerca de 17 mil crianças na educação infantil e umas 4 mil se inscreviam para o PAR (Programa de Atendimento Recreativo), mas dessas nem mil eram atendidas por dia. Ficavam entre 700, 750 crianças — pontua.
Currículo contínuo
Ainda conforme a secretária de Educação, assim como no ano passado, os estudantes seguem no chamado currículo contínuo por orientação do Conselho Nacional de Educação, atacada pelo Conselho Municipal de Educação.
Na prática, isso significa que não haverá reprovação de alunos.
Leia também
> Blumenau estima até três anos para recuperar prejuízos na educação por conta da pandemia
> Falta de dinheiro e horários: o que está por trás da redução de estudantes nos ônibus de Blumenau
Continua depois da publicidade
> Escolas estaduais de SC terão aprovação automática nos anos iniciais em 2021