As unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) abrirão suas portas entre os dias 27 e 29 de setembro para mostrar à população as oportunidades da educação profissional e o universo da inovação e da tecnologia industrial.

Continua depois da publicidade

Em palestras, minicursos, oficinas, exposições e conversas com professores, os visitantes receberão orientações para escolher uma profissão, buscar aperfeiçoamento profissional ou até mesmo mudar de atividade.

– Nossos jovens precisam ver a formação profissional como uma excelente oportunidade para o mercado de trabalho – afirma o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.

De acordo com ele, na Alemanha 53% dos jovens estão em cursos de formação profissional. No Brasil, apenas 6,6% das pessoas com idade entre 15 e 19 anos buscam essa opção, apesar da grande procura das empresas por profissionais com formação técnica ou de média qualificação.

Continua depois da publicidade

Pesquisa divulgada pelo Senai em 20 de setembro revela que a indústria precisará formar 7,2 milhões profissionais para atuarem no setor até 2015. O número diz respeito a técnicos e trabalhadores de média qualificação. Do total dessa necessidade, 1,1 milhão será para jovens que buscam o primeiro emprego.

Para participar do evento, não é necessário fazer inscrição. Basta localizar a escola mais próxima na página www.mundosenai.com.br e conferir a programação.