Parte da missão da Prefeitura de Joinville no Rio Grande do Sul, o apoio para a retomada das aulas na rede de ensino em Guaíba começou a ganhar forma na manhã desta quinta-feira (30). Foram entregues os materiais escolares ao município, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, enviados pela cidade catarinense em comboio na última quarta-feira (29).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
A doação de itens como cadeiras e carteiras escolares devem ajudar a acelerar o processo de volta às aulas que, segundo a administração do município gaúcho, é uma das prioridades na região, assim como a limpeza de entulhos em casas atingidas pelas enchentes das últimas semanas.
A Escola Santa Rita de Cássia, maior do município, foi a mais afetada. Os 1,6 mil alunos perderam todo o material da unidade, que também ficou sem móveis e equipamentos. Segundo a secretária de educação de Guaíba, Magda Ramos, a previsão é de que as aulas no município só poderão ser retomadas em 15 dias.
— Hoje estamos tendo esperança de recomeçar as nossas aulas. Quero agradecer muito a Joinville por este carinho com Guaíba — afirmou a secretária.
Continua depois da publicidade
Em entrevista à CBN Joinville nesta semana, o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, revelou a dificuldade que os alunos do município estão enfrentando após as enchentes.
— Agora teremos o momento da retomada das aulas. Os materiais que seriam aplicados em escolas de Joinville foram gentilmente cedidos para nós. Imagina para a criança que perdeu o quartinho, os brinquedos, o caderninho, todo o material escolar, ainda chega na escola e vê tudo destruído. Então, minha eterna gratidão! — afirmou o prefeito.
Além dos materiais para a educação, as equipes enviadas pela Prefeitura de Joinville também levaram máquinas para ajudar na limpeza da cidade. Ao todo, o comboio conta com cinco caminhões caçamba, duas máquinas retroescavadeiras, um caminhão-tanque dos Bombeiros Voluntários e duas carretas, sendo uma bitrem.

Leia também
Fiéis preparam tradicionais tapetes para procissão de Corpus Christi em Joinville
JEC Futsal é goleado pelo São Lourenço no Catarinense
Entidades de Joinville questionam Procon após alta nos combustíveis