Com a proximidade do início do ano letivo, as escolas municipais no Litoral Norte recebem os últimos retoques. Em Itajaí as aulas começam em 10 de fevereiro com cinco novas unidades construídas.
Continua depois da publicidade
Já em Balneário Camboriú os alunos voltam a estudar em 5 de fevereiro na Educação Infantil e em 10 de fevereiro no Ensino Fundamental, com reforma em dois núcleos infantis. Nas outras escolas, limpeza, manutenção e dedetização estão entre os preparativos.
Além de uma escola de Ensino Fundamental no Bairro Cordeiros, quatro creches foram erguidas em Itajaí. O Loteamento Portal II, os bairros Cidade Nova e Espinheiros e a localidade da Murta foram contemplados.
Outra escola básica, também no Espinheiros, fica pronta em março. Segundo a coordenadora técnica da Secretaria de Educação, Sandra Cristina Vanzuita, essas construções foram fundamentais para diminuir a defasagem no atendimento de crianças de zero a seis anos:
Continua depois da publicidade
– Tínhamos 3,5 mil alunos esperando por vaga no ano passado e agora são 1.285. Porém não queremos só oferecer vagas, mas sim uma boa estrutura e qualidade de ensino.
A rede municipal de Itajaí tem 111 unidades com aproximadamente 30 mil alunos. Além das novas construções, 19 escolas foram reformadas ou ampliadas. O investimento de cerca de R$ 15 milhões resultou em 1.148 novas vagas na Educação Infantil preenchidas pelo sistema de Fila Única.
Todas as matrículas terminaram no fim de 2013 e a previsão é de que na primeira semana de aula o material escolar e o uniforme sejam entregues aos alunos.
Continua depois da publicidade