Ficar sentado por mais de quatro horas no mesmo lugar pode ser cansativo para o aluno. E sair correndo da sala de aula cheio de materiais depois que o sinal toca para entrar em outra sala deve ser difícil para o professor.

Continua depois da publicidade

Pois para acabar com esse vai-e-vem dos professores e dinamizar as aulas para os aluno, em Joinville, 15 escola implantaram o sistema de salas ambientes. São salas exclusivas para as disciplinas, onde é o aluno quem se levanta para seguir para a próxima aula. Os professores, agora, tem mais espaço e podem preparar materiais exclusivos para suas matérias.

Para a secretária de Educação Vanessa da Rosa, a iniciativa é bem-vinda e tem trazido bons resultados – inclusive nas notas.

– O aluno se movimenta. Criança precisa se movimentar. Não podemos deixá-las paradas por muito tempo. Faz com que elas tenham outro olhar, outro tipo de concentração -, avalia a secretária, que também é professora.

Continua depois da publicidade

O objetivo é implantar as salas ambientes em todas as escolas da rede municipal.

O investimento para o material pedagógico é custeado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do governo federal.

– Se a escola informa que pretende criar salas ambientes, a Secretaria de Educação envia o material pedagógico -, destacou Vanessa.

A Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem aderiu à iniciativa e criou nove espaços especiais.

– A ideia é beneficiar o professor, que tem uma sala só para ele e não precisa carregar livros pra lá e pra cá -, explicou a diretora, Claudia Regina Lopes Maes.

Continua depois da publicidade