Durante a primeira noite de mostras competitivas na 41º edição do Festival de Dança de Joinville, três grupos da cidade foram premiados na categoria “Danças Populares Brasileiras”. A Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos foi a grande campeã, seguida pela Companhia de Dança Liliana Vieira e Bianca Ballet Escola de Dança, respectivamente. Nessa primeira noite, 26 competidores de 23 grupos realizaram suas apresentações.
Continua depois da publicidade
Veja fotos das apresentações:
Esse é o 11º título conquistado pela Escola Municipal de Joinville. Com a coreografia “Simbora Guerreiro”, inspirada na cultura de Alagoas, a apresentação recebeu a segunda maior nota da noite entre todas as categorias, sendo campeã da sua modalidade com a nota 9,8.
A instituição é uma das 27 unidades da rede municipal de ensino que integra o Programa Dança na Escola, que reúne cerca de 1,7 mil alunos participantes.
Na segunda colocação, a Companhia de Dança Liliana Vieira apresentou a dança Vozes e Tambores. A apresentação foi avaliada com nota 9,67. Durante esta quarta-feira (17), a Companhia irá realizar algumas apresentações nos palcos abertos pela cidade, com apresentações no Shopping Garten, na Feira da Sapatilha e no Shopping Cidade das Flores.
Continua depois da publicidade
Com a terceira posição na categoria, a Bianca Ballet Escola de Dança apresentou a coreografia “Maracatu é minha nação”. O grupo foi avaliado com nota 9,23. A escola também foi responsável por inaugurar as apresentações do Festival, sendo o primeiro grupo a se apresentar no Palco da Sapatilha, na segunda-feira (15). Conforme a professora de dança Bianca Espíndola, a escola é a que mais possui aprovações para as mostras competitivas do festival.
— Esse ano passamos com cinco conjuntos para a mostra competitiva: duas na categoria júnior, duas na categoria no meia ponta e uma na categoria mais quarenta. Vão ser 12 dias de muita dança na escola. A gente está muito feliz — explica a professora.
As categorias do festival funcionam conforme as idades dos participantes. Na modalidade júnior competem dançarinos de 13 a 16 anos. Na modalidade sênior ficam os atletas acima de 16 anos.
Os gêneros disputados na primeira noite competitiva do festival foram Balé Neoclássico (Solo Feminino Júnior, Conjunto Júnior e Solo Masculino Sênior), Danças Populares Brasileiras (conjunto júnior) e Danças Populares Internacionais (conjunto sênior).
Continua depois da publicidade
Leia também
Festival de Dança de Joinville elege os vencedores das danças populares e balé neoclássico