O vendaval desta quinta-feira (13) causou estragos em duas escolas da rede pública municipal de Blumenau e a prefeitura precisou suspender as aulas no período da tarde. Mas em virtude do tamanho dos danos e do prazo necessário para fazer todos os reparos, a Secretaria de Educação decidiu manter os estudantes fora dos bancos escolares também na sexta (14).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

As unidades atingidas são Alberto Stein, na Velha, e Oscar Unbehaun, na Água Verde. Os principais estragos estão nas coberturas, onde telhas foram arrancadas com a força do vento. Como é possível observar nas fotos (veja abaixo), em uma sala de aula o forro de PVC também foi parcialmente danificado. Juntas, as duas escolas atendem pouco mais de 2 mil alunos.

Como na segunda-feira (17) começam as férias escolares, os estudantes voltam às aulas em 31 de julho.

Vento a quase 100 km/h

A estação da Defesa Civil de Santa Catarina, no bairro Passo Manso, registrou rajadas de 97,6 km/h em Blumenau nesta quinta, quando o relógio marcava 11h50min. Foi maior velocidade do dia até as 15h. Dos 61 chamados recebidos pela prefeitura, ao menos 15 são de destelhamentos. Outros 10 trataram de deslizamentos e 36 foram pedidos de análise de risco, segundo a prefeitura.

Continua depois da publicidade

Estragos causados na EBM Alberto Stein (PMB, Divulgação)

Leia mais

Parte do teto de escola em Itajaí vem abaixo com o vento enquanto alunos estavam em aula

Ciclone faz cobertura do Neymar balançar em Balneário Camboriú; veja vídeo