Mais de 50 escolas de Blumenau participam nesta segunda-feira de um simulado de abandono para situações de incêndio e deslizamentos de terra. De manhã os estudantes participaram da ação, coordenada pela Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros, às 10h. À tarde o plano de abandono ocorre simultaneamente nas unidades às 16h.
Continua depois da publicidade
Segundo o subtenente Dirceu Rodrigues, cada unidade de ensino recebeu orientações prévias dos técnicos da Defesa Civil sobre a metodologia de abandono, além de definições de atribuições para o público envolvido. O socorro simulado teve duas vítimas resgatadas e atendidas em um princípio de incêndio.
– A evacuação é nosso foco, porque se for feita rapidamente e da forma certa o bombeiro já vai poder agilizar o atendimento à vítima assim que chegar ao local – comenta o subtenente.
Localizada no bairro Tribess, a Escola Básica Municipal Francisco Lanser é uma das unidades contempladas pelo treinamento. A diretora Rosa Maria Brandalise destaca que a escola foi atingida por um deslizamento de terra em 2008, e por isso o simulado é de grande importância para alunos e funcionários:
– Valorizamos muito essa iniciativa da Defesa Civil de nos ensinar o jeito certo de proteger nossa escola – diz.
Continua depois da publicidade
O simulado de abandono em situações de risco é realizado desde 2007 nas unidades escolares do município. Em 2013, a atividade foi ampliada e passou a ser realizada em todas as escolas básicas municipais. Mais de 19 mil estudantes são contemplados com a ação de prevenção.