Na porta, uma cartolina anuncia: “Welcome”, seja bem-vindo, em inglês. Foi assim que alunos do primeiro ano da Escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann, no bairro Boa Vista, em Blumenau, foram recebidos no primeiro dia de aula de 2019. Isso porque a escola é uma das duas unidades de ensino da rede municipal que estão no projeto “Escola Bilíngue”.
Continua depois da publicidade
Ansiosos pelo primeiro dia de aula, os 17 alunos, com idades entre cinco e seis anos, ficaram atentos tentando repetir as primeiras palavras em inglês, ditas pela professora. No primeiro momento, a intenção foi de fazer com que os alunos fiquem familiarizados com o som das palavras do vocabulário usado nas conversações do cotidiano.
— Agora, no primeiro ano, a gente vai começar mais com a oralidade. Não vai ser igual uma aula de inglês convencional, separada de outras matérias. A ideia do projeto é trabalhar o inglês junto com outras disciplinas. Fico com eles o tempo inteiro. Então, a ideia é trabalhar a maneira como eles vão se expressar no dia a dia, tendo o contato com a língua pela audição e depois partindo para alfabetização — relata a professora de inglês, Elcida Weiss.
Os alunos vão ficar com duas professoras em sala de aula. Além dos pequenos, professores e outros funcionários como zeladores e profissionais que trabalham no refeitório passaram por uma capacitação no idioma para que seja fomentado o diálogo e a prática da língua estrangeira.
O material que é mostrado em sala de aula depois ainda é enviado para os pais por meio de um aplicativo de mensagens, para que a criança também possa interagir em casa.
Continua depois da publicidade
— É pensando no futuro que o projeto foi implantado. Ter a possibilidade de ofertar mais um idioma para essas crianças, habilita elas futuramente, para o mercado de trabalho e também na questão da globalização e do empreendedorismo — afirma a secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders.
Outra unidade municipal de ensino que também iniciou o projeto foi a Escola Básica Municipal Erich KIabunde, que fica no distrito da Vila Itoupava. Na unidade, os alunos terão oportunidade de aprender o idioma alemão.