Uma princesa, uma bruxa e um príncipe. Esses eram os personagens da peça teatral “O príncipe desencantado” que abriu o lançamento da edição 2014 do Projeto “Vai e Vem da Leitura” na Escola Municipal Senador Carlos Gomes de Oliveira, do bairro Aventureiro, em Joinville. Mas os protagonistas dessa história são os próprios alunos.
Continua depois da publicidade
Tradicional na escola, o projeto é realizado pelos professores e equipe pedagógica e administrativa para proporcionar acesso à leitura do aluno e de sua família. Os alunos estavam ansiosos para iniciar o projeto deste ano e levar para casa a sacola com livros inéditos especialmente comprados e que não fazem parte do acervo da biblioteca.
Os estudantes da 1ª a 5ª séries participam do revezamento de leituras. Cada turma tem sua bolsa de livro e diário de bordo. Ao todo, são 16 títulos infantis e infanto-juvenis. A escola investe nessa iniciativa e começa a organizar cantos de leitura com estantes de livros em todas as salas.
– O projeto foi a alavanca para começar a introduzir a leitura para os estudantes com a participação da família – explica a professora Janete Doerner, responsável pelas atividades complementares.
Continua depois da publicidade
Dia sim, dia não, as crianças levam o livro para terem tempo de lerem em casa. A maioria das turmas trabalha com sorteios para decidir a ordem das leituras, mas a professora Justina de Almeida, da 4ª série B, prefere outra forma.
– A gente faz o sorteio do primeiro aluno e depois eles escolhem para quem querem passar a leitura – destacou a educadora.
Segundo ela, a tarefa de escrever as principais impressões sobre o livro no diário estimula o interesse pela leitura dos pais e dos alunos.
Continua depois da publicidade
Iniciativas de mediação de leitura podem ser inscritas no 2º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo, que visa a promover as iniciativas bem-sucedidas de educadores, professores e estudantes com o tema. As inscrições vão até 18 de julho. A premiação é realizada pelo Grupo RBS e pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, com apoio do Cenpec. As inscrições são online.
Como participar
– Inscreva-se no premiorbsdeeducacao.com.br até 18 de julho. Você tem até 11 de agosto para enviar o relato do projeto.
– São três categorias de premiação: Escola Pública, Escola Privada e Jovens Protagonistas. Nesta edição, não haverá a categoria Projeto Comunitário.
Continua depois da publicidade
– Podem participar professores de todas as disciplinas e educadores em geral, como gestores e bibliotecários, desde que atuem na educação básica.
– Na categoria Jovens Protagonistas, poderão se inscrever estudantes entre 14 e 24 anos vinculados a uma instituição de ensino. Serão aceitos trabalhos individuais ou em grupos de até cinco pessoas.
– Uma comissão julgadora irá selecionar os 16 projetos finalistas. Do total, serão escolhidos quatro vencedores (dois em SC e dois no RS) nas categorias Escola Pública e Escola Privada.
Continua depois da publicidade
– Outros seis ganhadores (três em SC e três no RS) serão escolhidos pelo júri Popular, nas três categorias do prêmio. A partir do dia 3 de novembro, você poderá votar no seu preferido e ajudar a eleger os vencedores.
DATAS
INSCRIÇÕES: 23/4 a 18/7
ENVIO DO RELATO: até 11/8
DIVULGAÇÃO DOS FINALISTAS: 28/8
JÚRI POPULAR: 3/11 a 21/11
PREMIAÇÃO: 21/11