A Escola de Ensino Fundamental São José, de Guaramirim, comemora o seu centenário neste ano, com diversas atividades durante o ano letivo. Na quinta-feira, reuniu os primeiros alunos da instituição e ex-funcionários para homenageá-los e recordar a trajetória da instituição. A instituição foi inaugurada em 15 de janeiro de 1914.
Continua depois da publicidade
Localizada em um bairro do interior, Rio Branco, gerações de famílias estudaram nas mesmas salas de aula. Esse é o caso da Elize Burges Borgmann, de 92 anos. Ela pertence a primeira turma de alunos que se formou no regime antigo de educação, até a 4ª série. Quatro gerações da família de Elize aprenderam o bê-á-bá na instituição.
– Conseguimos acompanhar as mudanças e o desenvolvimento da escola. É gratificante notarmos o bom trabalho que vem sendo feito no local em que vivemos bons momentos – conta filho de dona Elize, Paulino Borgmann.
O ex-aluno e atual diretor, João Carlos Guesser, conta que a instituição atende a 288 alunos. Ele destaca que nesses cem anos a unidade foi ampliada, ganhando mais salas e o ginásio. A sala de informática foi modernizada.
Continua depois da publicidade
– Como trabalho há 27 anos da escola São José, notamos que mudou muito a educação. E para melhor. Hoje, temos o segundo professor e evasão zero. Mas queremos melhorar ainda mais – enfatiza.
No plano de gestão, o diretor busca implementação do ensino médio. Segundo Guesser, essa é uma reivindicação antiga da comunidade.
Ainda em comemoração aos cem anos, os alunos estão confeccionando um livro de poesia e uma cápsula do tempo para ser aberta em 2024.
Continua depois da publicidade