As comemorações do aniversário de 270 anos de São José foram iniciadas oficialmente na manhã desta quarta-feira (4) com a reinauguração do Centro Educacional Infantil (CEI) Eloí Niestche, localizado no Loteamento Morar Bem, no bairro Serraria. A escola atende atualmente a 265 crianças na Educação Infantil.

Continua depois da publicidade

A prefeitura informa que o investimento foi de R$ 280,6 mil em pintura interna e externa, colocação de pastilhas, novas portas, janelas e rodapés, recuperação do muro e nova calçada. Também foi feito novo sistema de drenagem, estacionamento, colocação de grama e recuperação do telhado. O CEI ganhou ainda novos banheiros adaptados para pessoas com deficiência, nova rede elétrica e adaptação de sistema de incêndio, além de novo parque infantil.

A iniciativa faz parte da Operação Mãos à Obra, um programa de mais de R$ 132 milhões de investimento em obras em Infraestrutura, Educação, Saúde, Lazer e Segurança em diversas regiões da cidade. O município comemora 270 anos no dia 19 de março, dia do santo padroeiro do município.

Além da reforma do CEI Eloí Niestche, também estão em andamento as obras de recuperação do CEM Maria Iracema de Andrade, do EBM Professor Altino Corsino da Silva Flores, CEI Renascer, CEM Santa Ana, CEI São José, CEM Santa Terezinha, Escola Profissional Santo Antônio, CEM Escola do Mar, CEI Araci Olivia da Silva, CEI Rosangela Caldas e CEI Manoel Cunha. Também estão sendo reformados os ginásios do Barreirão, do Luar e Zanellato.

— Uma das prioridades que estabelecemos aqui para a comunidade do Morar Bem foi garantir mais conforto e segurança para as crianças e servidores do CEI. Poderíamos, por exemplo, ter feito o asfalto em algumas ruas, mas optamos por investir no futuro. O resultado poderá ser visto daqui há alguns anos, com a formação e o crescimento destas crianças — afirmou a prefeita Adeliana Dal Pont.

Continua depois da publicidade

A secretária de Educação, Lilian Sandin Boeing, lembrou que São José é destaque e referência nacional na Educação:

— São José é uma das poucas cidades do Brasil que fez o seu próprio currículo referenciado com a Base Nacional Curricular

Durante o ato foi realizada ainda com uma homenagem para a auxiliar de ensino Marta Honorata dos Santos Almeida, que morreu em fevereiro.