No último sábado, a Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos, de Joinville, realizou o projeto Sustentabilidade e Cidadania, que reuniu pais, professores e alunos durante toda a manhã em ações para conscientizar a comunidade sobre a importância da reciclagem. O projeto criado pelo corpo docente com a direção da escola, e desenvolvido pelos alunos, resultou em uma série de palestras, oficinas e mostras de teatro para o público.

Continua depois da publicidade

De acordo com a diretora Claudete Duarte Ribeiro, a ideia do projeto surgiu no ano passado, a partir do planejamento do jardim e da horta da escola, dando mais atenção para a questão da sustentabilidade.

_Buscamos a semente para essa ação através de projetos internos, e ele vem sendo fomentado desde o ano passado, através do Núcleo de Educação Ambiental (NEA). A partir daí, tanto os professores quanto os alunos abraçaram a causa e, após semanas de muito trabalho, vendo o sucesso que foi, nos inspiramos para seguir com o projeto_ afirma.

Durante o evento, o público pôde conferir oficinas que ensinavam como reciclar papel e produzir sabão a partir do óleo de cozinha usado. Outra atração foi a peça “#No chão não”, que destacou a importância da separação do lixo no dia a dia. Exposições e palestras também marcaram o evento, enfatizando a ética do meio ambiente, a sustentabilidade e mostrando culturas que são referências no quesito ecologia.

A professora de matemática Andreia Viliczinski, conta que, em sala de aula, os alunos são constantemente incentivados para modificar os hábitos.

Continua depois da publicidade

_Fizemos uma pesquisa na escola para saber a quantidade de lixo produzido, e sempre damos orientação para os alunos para economia de água e energia. Para o evento, trabalhamos a questão da etnomatemática, apresentando os trabalhos que falam da cultura indígena e também interligando a cultura afro, ambas abordando a questão da reciclagem_ aponta a professora.

Novos projetos para a escola

Em agosto deste ano, a escola participou do evento promovido pela Gered, no qual apresentou o projeto de sustentabilidade e cidadania de acordo com as exigências do NEA. Com o objetivo de envolver os alunos e a comunidade, e reforçar a consciência sustentável, um projeto futuro é desenvolver no colégio um reservatório para água da chuva, e utilizar as sobras de alimentos para compostagem, servindo de adubo para a horta que a unidade possui.

Na visão do estudante César Justino Júnior, integrante da equipe organizadora do projeto, ações como essas são fundamentais no auxílio da mudança de hábitos dos alunos.

_Acredito que participando desse projeto para melhorar a escola, a mudança de hábitos será visível não só aqui, mas em casa também. Temos a tarefa de transformar uma sala em um local de conscientização. Percebo que os colegas também começaram a se envolver com a ideia, mais uma vez destacando a importância dessas ações para incentivo das pessoas_ conclui o estudante.

Continua depois da publicidade