Os alunos da Escola Municipal Vila Nova, de Passo de Torres, no extremo Sul do Estado, tiveram um dia especial nesta terça-feira. Depois de assistirem à voluntária Maria Elizabeth de Oliveira, 63 anos, a tia Beth, ganhar em duas categorias do Prêmio RBS de Educação em 2013, a pequena comunidade escolar realizou o sonho de ter uma nova biblioteca.

Continua depois da publicidade

Agora mais de 230 estudantes da Educação Infantil ao 8º ano vão poder usufruir o novo espaço de leitura. Para Beth, ter na escola o Mundo Encantado da Leitura, nome dado à biblioteca em homenagem ao projeto iniciado em 2011, é uma realização que não tem preço para o trabalho que fez como voluntária. Antes a biblioteca ocupava um cantinho improvisado na sala de informática.

– É muito realizador. Não imaginava que uma sementinha de 2011 fosse crescer a ponto de estar entre os 18 finalistas do Prêmio RBS de Educação e ganhar dois prêmios, projeto comunitário e júri popular em SC, e ainda conseguir construir esse espaço com o prêmio – salienta Beth.

Para organizar o novo espaço, que era uma sala nua, Beth e a diretora Carina Porto Peres pensaram com carinho em cada detalhe, das almofadas e tapete do chão às prateleiras e enfeites nas cortinas. Compraram alguns livros e providenciaram móveis. Foram dois meses de espera até a inauguração. Agora serão adquiridos mais livros com cerca de 30% do valor do prêmio.

Continua depois da publicidade

Com o evento preparado, a escola recebeu ontem a visita da gerente executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Lúcia Ritzel, e do Bicho Papão. Os pequenos também ganharam o livro Onde eu estava com a cabeça?, dos Monstrinhos RBS, bolo e ouviram a historinha do livro.

– Ficamos super felizes com o que o que vimos aqui. O que a gente acha legal é ver o professor, o aluno, os pais, o diretor da escola, os funcionários, as autoridades, a comunidade se mobilizar em um objetivo pela escola. É isso que está por trás do nosso objetivo com o prêmio. Nossa ideia é estimular que toda a sociedade realize algo pelas crianças – declarou Lúcia.

Leia também

:: Professora Maria Elizabeth Souto de Oliveira vence na categoria Projeto Comunitário

:: Projetos de Passo de Torres (SC) e Santiago (RS) vencem na categoria voto popular do Prêmio RBS de Educação

Continua depois da publicidade

Abertas as inscrições da nova edição

O Grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) lançaram no dia 23 de abril o 2º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo. O objetivo é valorizar projetos de educadores e jovens das redes pública e privada de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. As inscrições ficam abertas até 18 de julho e podem ser feitas por meio do site do prêmio.

A segunda edição do concurso conta com uma nova categoria, chamada Jovens Protagonistas, que financiará propostas de projetos de incentivo à leitura desenvolvidas por estudantes da Educação Básica. O prêmio tem apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).