Pais, alunos, professores e toda a comunidade têm até esta sexta-feira, 14 de junho, para votar no projeto Trilhando Novos Caminhos, da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, de Joinville. A iniciativa da escola é uma das 20 pré-selecionadas da 6ª Chamada Pública do Educar Para Transformar, edital realizado pelo Instituto MRV e pela Fundação Pitágoras.
Continua depois da publicidade
A votação popular vai selecionar os 10 projetos vencedores, que vão receber acompanhamento de especialistas e o aporte financeiro de R$ 30 mil para ser revertido em materiais ou serviços. Para votar as pessoas podem acessar o site institutomrv.com.br.
O projeto Trilhando Novos Caminhos atende hoje mais de mil alunos entre 6 e 16 anos da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho. A diretora Marta Aparecida Bonardi, responsável pelo projeto, diz que a iniciativa já está mudando a rotina da comunidade com um processo de revitalização do espaço da escola. Ela destaca que conta com os votos de toda a região para que o projeto possa ser ampliado, transformando o ambiente escolar em um espaço mais participativo e lúdico.
— A gente quer construir dentro da escola uma minicidade, onde os alunos podem aprender sobre geração de energia sustentável, educação para o trânsito, educação financeira, e muito mais. Tudo isso de uma forma bem prática e divertida — comenta Marta — Já temos visto um engajamento muito maior das famílias dos alunos desde o início do projeto.
Educar para Transformar
Com a temática ‘Uma escola aberta para novas ideias é uma escola aberta para o futuro’, esta edição do programa tem como foco as escolas municipais e estaduais da rede pública de Ensino Fundamental e/ou Médio que tenham projetos que visam atrair e reter os alunos, ampliando suas visões sobre os benefícios da educação e as diversas possibilidades de futuro que se pode alcançar.
Continua depois da publicidade
— Ao todo foram mais de 150 inscrições de mais de 45 cidades em diferentes estados brasileiros. Os 20 pré-selecionados para a fase de votação popular são das cidades de Campina Grande, Belo Horizonte, Brasília, Nova Iguaçu, São Paulo, Joinville, Londrina, Niterói, Ribeirão Preto, Campinas, Feira de Santana, Macaé, São Bernardo do Campo, São Luís, Vitória da Conquista, Viamão, Cariacica e Fortaleza — conta Raphael Lafetá, diretor do Instituto MRV.
Segundo o executivo o objetivo é incentivar a educação, por meio de ações criativas e da estimulação do pensamento crítico e do empoderamento.
— Nós da MRV acreditamos que é por meio da educação que construímos uma sociedade mais igualitária e comprometida. Por isso unimos esforços e nos engajamos em apoiar ações neste sentindo — explica Lafetá.
Os 10 projetos mais votados pelo público serão apresentados no dia 18 de julho. A partir de então, os vencedores serão acompanhados e receberão o apoio do Instituto MRV e da Fundação Pitágoras para a troca de conhecimento e a verificação do desenvolvimento do projeto.
Continua depois da publicidade