Uma escola pública de Blumenau entrou para a história ao conquistar três troféus de uma só vez na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2023. Os alunos do clube de ciências do colégio Senador Evelásio Vieira, localizado no bairro Itoupavazinha, ficaram com o 1º, 2º e 3º lugares na categoria de lançamento de foguetes movidos a propulsores de combustível sólido.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A professora responsável por ensinar e treinar as equipes ao longo do ano não esconde a emoção. Com a voz embargada, Catia Cilene Voss Dolberth ressalta o quão gratificante é o resultado obtido pelos alunos, uma vez que concorreram com escolas de ponta, as quais tinham equipamentos bastante avançados. O mesmo sentimento é compartilhado pelos alunos, garante ela.

— Orgulho. Vai ficar marcado para o resto da minha vida — afirma.

As posições alcançadas pelos alunos de Blumenau foram impressionantes:

Continua depois da publicidade

  • Equipe 46 (Danton e Juliana) conquistou o 1º lugar, sendo campeã com um lançamento de 375m.
  • Equipe 44 (Mariana e Kauany) ficou em 2º lugar, com 188m.
  • Equipe 45 (João Paulo e Emanuelle) obteve o 3º lugar, com 87m.

Universidade Gratuita concede 4,5 mil bolsas no primeiro semestre de funcionamento em SC

Veja fotos da premiação

Uma longa jornada à vitória

Integrante da Sociedade de Física e Sociedade Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a professora Catia pediu à direção da escola Senador Evelásio Vieira, no começo do ano, se poderia convidar os alunos do ensino médio para criar o Clube de Ciências. A ideia era fazer o trabalho no contraturno escolar e ela sendo uma voluntária, pois não ganharia salário pelas horas a mais com os estudantes.

A direção topou e os jovens embarcaram no projeto. No começo eram 47 alunos, mas como alguns precisaram ingressar no mercado de trabalho, o número passou 33. Até a fase de provas escrita e prática, o colégio conseguiu classificar 27. Era muita gente considerando os custos para ir ao Rio de Janeiro na fase nacional. A professora fez então um campeonato interno e três grupos foram definidos.

Avanço na alfabetização em SC envolve formação, estrutura e recomposição da pandemia

Em meio aos estudos, oficinas e muito treino, era preciso ainda juntar o dinheiro para a viagem, cerca de R$ 20 mil. Teve vaquinha online., rifa e venda de trufas para conseguir o valor. Até que o projeto chegou ao conhecimento do governo do Estado, que decidiu então pagar as passagens aéreas. Para muitos dos alunos, aliás, foi a primeira vez em um avião, conta a professora.

Continua depois da publicidade

A delegação da escola Senador Evelásio Vieira desembarcou no estado carioca na segunda-feira (11) e passou por uma série de oficinas promovidas pela organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2023. À noite, quando iam para o quarto, as duplas aproveitavam ara aprimorar os foguetes a espera do tão aguardado dia dos lançamentos.

Cada dupla tinha dois foguetes: um feito a partir de garrafa plástica e outro de papelão. Eram duas chances de lançamento e os alunos fizeram bonito. Confiando nos ensinamentos de Catia, adotaram uma estratégia de lançamento diferente dos outros grupos, e deu certo. Quando as três duplas da escola pública de Blumenau subiram ao palco para receber o troféu, a plateia os aplaudiu de pé.

A jornada continua. Agora, 13 alunos do colégio estão selecionados para as Olimpíadas Internacionais.

Escola pública de Itajaí vê desempenho de alunos melhorar com projeto inovador