A Gerência Regional de Educação de Joinville informou por meio de nota nesta sexta-feira, 1º, que apenas a Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto, no bairro Iririú, oferecerá Ensino Médio em Tempo Integral em Joinville no ano que vem. A outra escola que também mantinha a modalidade de período integral no Ensino Médio, a Escola de Educação Básica Presidente Médici, no bairro Boa Vista, não registrou adesão em nenhuma série para continuar a oferecer o programa.

Continua depois da publicidade

A Engenheiro Annes Gualberto já está com 78 alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio Integral, formando três novas turmas do primeiro ano para o ano letivo de 2019. Para o segundo ano são duas turmas, e apenas uma turma no terceiro ano do Ensino Médio. Os alunos que quiserem ingressar no primeiro ano do Ensino Médio Integral da escola no Iririú podem realizar a matrícula entre 4 e 7 de fevereiro de 2019, quando abre o segundo período de inscrições. O ano letivo começa em 11 de fevereiro.

Programa oferece novas matérias

No ano passado, 15 escolas de Santa Catarina ingressaram em um programa de ensino médio em tempo integral (EMI), possível a partir de uma parceria do Instituto Ayrton Senna e do Instituto Natura com o governo do Estado. Como maior cidade do Estado, Joinville teria três escolas no programa: além da Presidente Médici e da Engenheiro Annes Gualberto, a Escola de Educação Básica Senador Rodrigo Lobo, no bairro Jardim Sofia, também iria oferecer o Ensino Médio Integral.

No entanto, apenas 32 alunos haviam se matriculado na instituição até fevereiro, a poucos dias do início do período letivo, enquanto as outras duas escolas tinham entre três e quatro turmas de 30 alunos. Na ocasião, os alunos afirmaram à direção que não podiam passar o dia na escola porque precisavam trabalhar ou assumir outros compromissos, como cuidar dos irmãos mais novos.

No programa,os estudantes passam boa parte do dia dentro da escola: são cerca de dez horas diárias,nas quais são distribuídas as disciplinas comuns ao ensino regular, divididas nas quatro áreas de conhecimento (matemática,linguagens, ciências humanas e ciências da natureza), e ainda há três novas matérias: Projeto de Vida, Projeto de Intervenção e Pesquisa e Estudos Orientados. Os alunos também tem aulas de dois idiomas: inglês e espanhol.

Continua depois da publicidade