Na Escola Barão do Rio Branco, em Blumenau, o Diário Online (Dol), com controle de notas e presença de forma virtual, foi implantado há 12 anos. O responsável pelo Núcleo de Tecnologias da escola, Juliano Brune, ressalta que todos os 1,9 mil alunos possuem acesso semelhante ao implantado em Rio do Sul.

Continua depois da publicidade

Outra plataforma que a escola possui é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nele os alunos podem interagir, rever conteúdos, entregar trabalhos escolares, fazer pesquisas e avaliações complementares.

– O AVA propicia maior interação com conteúdos digitais e melhora o aprendizado de forma lúdica. Não há a necessidade de imprimir trabalhos, boletos e ainda colabora com a organização e gestão sustentável da escola. A educação não pode ficar parada no tempo, é preciso ser criativo e estar conectado para poder educar e passar o conhecimento da melhor forma possível. Desta forma, ganham os alunos e ganham os professores – salienta.

Sueleti Benner usa o sistema da Barão semanalmente para monitorar a rotina escolar das duas filhas: Sasha Benner Bauer, 16 anos, e Sarah Benner Bauer, sete anos. Além de acompanhar as notas e a presença das meninas através da escola, Sueleti faz questão de estar presente no mundo virtual:

– É importante acompanhar a rotina delas e online facilita muito. Apesar de não existir uma cobrança já que a Sasha sempre me conta como foram as provas e como estão as notas, é bom estar por dentro da vida escolar das meninas – reforça.

Continua depois da publicidade

Para Sasha o AVA facilitou na hora de estudar o conteúdo e fazer as avaliações pendentes:

– Antes eu precisava buscar mais informações sobre a matéria na internet e agora eu já tenho o material indicado pelo professor. Consigo reforçar a nota e estudar em casa também – conclui a aluna

<< Controle escolar de estudantes será disponibilizado na internet em Rio do Sul >>

Importância do monitoramento

Para a secretária de Educação de Rio do Sul, Regina Garcia Ferreira, o diário de notas e presença online facilita a rotina escolar e possibilita a criação e o incentivo de nova cultura para a comunidade: o acesso à internet.

– Não é apenas a educação que muda com o projeto, mas toda a cultura familiar – reforça.

Para a mestre em Educação e professora da Furb Franciele Otto, a comunicação entre a família e a escola tem naturalmente se alterado:

– A sociedade vive um momento em que os processos sofrem modificações. Não há prós e contras, apenas uma facilidade de acesso à informação.

Continua depois da publicidade